5 vantagens em utilizar aplicativos na área hospitalar

Compartilhe:

As tecnologias atualmente estão presentes em todos os lugares e em diferentes dimensões. Com os aplicativos não poderia ser diferente.

Os aplicativos transformam o dia a dia da sociedade, trazendo a diversos âmbitos soluções que facilitam o dia a dia, promovem melhoria constante e transformam o relacionamento interpessoal.

Na área da saúde, principalmente no ambiente hospitalar, os aplicativos são utilizados tanto para economizar tempo em procedimentos, padronizar informações, melhorar fluxo de trabalho, auxiliar na comunicação e no diagnósticos de pacientes.

Neste artigo, iremos discutir 5 motivos que mostram os benefícios de utilizar aplicativos na área da saúde.

Os aplicativos e a área da saúde

1. Padronização das informações

A área da saúde é muito complexa. São diversos pontos que devem ser considerados para o bem estar e segurança dos profissionais e pacientes.

Os aplicativos dessa forma são utilizados no meio, para garantir maior agilidade e segurança tanto no atendimento do paciente, quanto no atendimento dos serviços.

Com os aplicativos, é possível informatizar e padronizar um canal para unir todas as informações do paciente.

Um exemplo disso é o prontuário eletrônico que registra todas as informações sobre o paciente (registro completo). Todas as suas informações, procedimentos, históricos clínicos, exames, podem ser consultados em apenas um local, acessando remotamente.

2. Melhoria da gestão de equipamentos e ativos hospitalares

Com software de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos, o gestor do hospital consegue acompanhar de perto os indicadores de funcionamento, a quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, etc. Tudo isso, aliado ao desempenho de cada setor e de cada processo, pode tornar a gestão de um hospital mais fácil.

Sabendo melhor o que é a informatização de hospitais e que você pode criar isso na sua instituição, não perca mais tempo e aplique logo essas medidas! Seus pacientes ficam mais satisfeitos e seus colaboradores conseguirão trabalhar com mais seriedade e agilidade.

3. Disseminação de informação e de conhecimento

A presença de aplicativos que facilitam a comunicação e troca de conhecimento está cada vez mais visível nos ambientes hospitalares. Médicos conseguem compartilhar informações sobre determinada doença e paciente a partir de um aplicativo padronizado, proporcionando um diagnóstico mais decisivo.

4. Satisfação dos pacientes

Hoje, através de um celular, o paciente consegue agendar uma consulta, receber seus exames e procedimentos, consultar o tempo de atendimento, receita médica online, entre outros. Com todos esses benefícios, seus pacientes eles ficarão mais felizes e seguros. Se quiser aplicar uma pesquisa de satisfação, logo verá que eles notam que os processos estão mais ágeis e o atendimento com mais qualidade. Perdendo menos tempo, os pacientes se sentem mais valorizados e podem voltar mais vezes.

5. Economiza tempo, mão de obra e redução de custos

Vamos pensar no ambiente hospitalar, na gestão de ativos. Algumas atividades do setor, envolvendo calibração e manutenções demandam tempo. Esse tempo é triplicado, por exemplo, no preenchimento de documentos, emissão de certificados e controle dos equipamentos.

Sabemos também, que tempo e mão de obra acarreta em custos. Por isso, os software aperfeiçoam esses processos, podendo também indicar, com antecedência, quais equipamentos podem apresentar mal funcionamento, e assim manter o controle de qualidade.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter da Arkmeds e receba em primeira mão os artigos quentinhos que são lançados toda semana!

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti é engenheira biomédica e especialista em engenharia da qualidade. Atua na Arkmeds como Coordenadora de Educação em Serviços de Saúde. Sua primeira vivência na área foi na CONSELT- Empresa Jr. de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica, atuando principalmente no Núcleo de Engenharia Biomédica e com projetos ligados à tecnologia. Sua experiência esteve focada nas áreas de Engenharia Clínica e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho- SESMT. É Apaixonada por tecnologia, e acredita que o setor da saúde deve ser mais dinâmico, focando em qualidade e inovação.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Viana
Vitor Viana
5 anos atrás

Excelente artigo!

Categorias

Mais recentes

2
0
Would love your thoughts, please comment.x