Como a temperatura de armazenamento garante a qualidade do sangue e insumos?

Compartilhe:

O sucesso de um ambiente hospitalar vai além da qualidade de atendimento ao paciente e ambiente receptivo. É indispensável garantir produtos de qualidade, com especificações adequadas e com procedência.

Por isso, o correto armazenamento de sangue, insumos e medicamentos é primordial para garantir ao paciente a eficácia do tratamento e precisa estar sempre nas faixas ideais de temperatura. Esses materiais são extremamente sensíveis a variações térmicas e impactam diretamente na vida das pessoas.

A falta de cuidados com esses materiais pode comprometer a conservação e armazenamento destes, levando a perda destes. Assim, é importante conhecer as vantagens em assegurar o correto armazenamento desses materiais e assim salvar vidas.

Motivos para monitorar a temperatura de bancos de sangue, medicamentos e insumos

Fonte: Sapo de Angola

Atenção à deterioração

Um sangue ou medicamento, por exemplo, mal conservado, pode deteriorar-se pela presença de bactérias indesejáveis, coagulação ou outros tipos de contaminação. Desse modo, é essencial manter o controle da temperatura nas geladeiras e freezer de transporte e armazenamento para que não ocorra a perda deste material.

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação de temperatura para esses materiais são de 2ºC a 6ºC para o sangue total. Para medicamentos, é importante avaliar a recomendação do fabricante. Para o sangue, temperaturas acima de 6ºC podem levar ao aparecimento de contaminações, enquanto abaixo de 2ºC podem atrapalhar a estrutura das células do sangue.

Outro exemplo é o plasma fresco congelado que consegue em temperaturas de -20ºC a -30ºC conservar-se por um ano.

Fonte: Diário da Biologia

Maior segurança ao paciente

É importante dar atenção especial quando o assunto é o principal cliente de uma instituição de saúde, o paciente. A armazenagem inadequada de sangue, insumos e medicamentos, podem trazer prejuízos drásticos ao paciente, levando a piora do quadro e em casos extremos, ao óbito. Bolsas de sangue coaguladas por falta de controle e monitoramento das geladeiras de sangue, por exemplo, podem ser aquelas que irão salvar vidas de alguém que se encontra em estado emergencial para a transfusão de sangue.

E função disso, precisamos zelar pelos insumos que farão parte do tratamento do paciente, controlando e monitorando as temperaturas adequadas .

Evitando prejuízos financeiro

Alguns insumos que necessitam ser transportado e conservado podem ser inúteis caso não haja controle eficiente das temperaturas indicadas.

Vacinas, por exemplo, são insumos de custo elevado, e que perdem suas propriedades caso esteja armazenado em temperatura diferente da indicada. A perda de um lote de vacina por condições inadequadas de armazenamento, pode acarretar em prejuízos financeiros para a instituição, que terá que descartar o lote todo, adquirir novas vacinas e perder pacientes que seriam vacinados naquela ocasião.

Considerações finais

A prática de monitorar temperaturas em ambientes hospitalares é essencial para trazer maior segurança e qualidade tanto ao paciente, quanto à instituição. Portanto, é importante seguir as recomendações para cada tipo de produto regulamentas pela ANVISA.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter da Arkmeds e receba em primeira mão os artigos quentinhos que são lançados toda semana!

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti é engenheira biomédica e especialista em engenharia da qualidade. Atua na Arkmeds como Coordenadora de Educação em Serviços de Saúde. Sua primeira vivência na área foi na CONSELT- Empresa Jr. de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica, atuando principalmente no Núcleo de Engenharia Biomédica e com projetos ligados à tecnologia. Sua experiência esteve focada nas áreas de Engenharia Clínica e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho- SESMT. É Apaixonada por tecnologia, e acredita que o setor da saúde deve ser mais dinâmico, focando em qualidade e inovação.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x