Tudo o que você precisa saber sobre refrigeração

Compartilhe:

Para garantir um ar de qualidade em ambientes fechados, é preciso controlar a umidade, a temperatura, a renovação do ar e a difusão. Por isso, os sistemas de refrigeração são tão importantes, pois eles garantem toda a saúde do ar envolvida, com a análise de todo o ambiente.

A refrigeração fornece umidade e conservação, garantindo a preservação de locais como casas, indústrias, escritórios, hospitais, estufas e etc.

Nos hospitais é um pouco diferente, pois a refrigeração é refletida de muitas formas internamente. Uma delas é a diminuição da transmissão de várias doenças. 

Já em criadouros de frangos, por exemplo, o equilíbrio térmico é importante para evitar o surgimento de doenças entre os animais. 

Ao longo deste artigo, você irá entender o que é necessário para a manutenção do seu sistema de refrigeração e como a Arkmeds pode te ajudar. 

O que é

Refrigeração é todo processo em que há a troca de calor, de modo que a temperatura fique menor que a do ambiente. Quando se remove calor até que a temperatura fique igual a do ambiente, o processo chama-se resfriamento. Ao deixarmos uma xícara de chá quente sobre a mesa, o chá sofre o processo de resfriamento, diferente da geladeira que faz o processo de refrigeração.

O sistema de refrigeração ou resfriamento, é um sistema responsável por controlar a temperatura de um equipamento. Ainda mais quando é relacionado aos motores de explosão. Nesse ponto, o sistema realiza a regulação da temperatura, oferecendo uma maior durabilidade e desempenho do equipamento, o que possivelmente resultará na redução de custos para a empresa. 

Tipos

  • Por compressão (consiste em forçar-se mecanicamente a circulação de um fluido em um circuito fechado criando zonas de alta e baixa pressão com o propósito de que o fluido absorva calor em um lugar e o dissipe no outro)
  • Por absorção (são ciclos de refrigeração operados a calor, em que um fluido secundário ou absorvente na fase líquida é responsável por absorver o fluido primário ou refrigerante, na forma de vapor)
  • Refrigeração termoelétrica (utiliza dois materiais diferentes para criar um gradiente de calor, utilizando a energia elétrica. Os dois materiais se encontram duas vezes, uma é no espaço refrigerado e outra é no meio ambiente. Ele funciona como uma bomba de calor, geralmente aplicado para o arrefecimento, mas também pode ser aplicado para o aquecimento)
  • Refrigeração doméstica (A refrigeração doméstica é encontrada em geladeiras de uso doméstico e freezers. A capacidade de refrigeração destes equipamentos varia bastante)
  • Refrigeração comercial e industrial (A refrigeração comercial e industrial se encontra em refrigeradores especiais e de grande porte. Nesse caso entram a refrigeração de alimentos e a de medicamentos)
  • Refrigeração marítima e de transporte (A refrigeração marítima é encontrada a bordo de embarcações, geralmente em barcos de pesca para o transporte de cargas perecíveis. Já a refrigeração de transporte é encontrada em caminhões e vagões ferroviários refrigerados)

A sua importância

Na parte relacionada à alimentação, a refrigeração é um fator de extrema importância, pois é ela que conserva os alimentos independente do clima local. Um supermercado sem um sistema de refrigeração adequado teria que mudar os produtos com um menor espaço de tempo, dificultando consequentemente as compras. 

Esses são alguns dos exemplos de equipamentos que são utilizados na refrigeração comercial e industrial para a preservação de alimentos:

  • Câmaras frigoríficas;
  • Vitrines de supermercados;
  • Vitrines em pastelarias, bar, sorveterias, etc.;

O uso correto dos sistemas de resfriamento ajudam na organização e na manutenção mais precisa da empresa. Ela favorece uma maior produtividade e por fim garante um maior lucro em todos os processos que necessitam de uma boa temperatura evitando grandes desperdícios.

Outro equipamento comum e muito utilizado é o ar condicionado. No entanto, quando pensamos em ar condicionado pensamos apenas no aspecto da temperatura. Na verdade, é muito mais do que isso. O ar-condicionado completo é proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidificar, resfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A maioria dos equipamentos que existem executam apenas um trabalho parcial.

O que analisar para contratar uma empresa de manutenção especializada? 

Frequência: Para que tudo funcione de forma correta, tenha como prioridade verificar a periodicidade com que a empresa faz os ajustes necessários, para que você não esteja sujeito a correr pequenos riscos, como sofrer uma pane elétrica ou uma falha que impeça o funcionamento dos equipamentos.

Automação e processos: Se a empresa possui diversos tipos de refrigeradores, o ideal é escolher uma empresa de manutenção com um processo bem automatizado para evitar dor de cabeça. Por isso, a Arkmeds possui um sistema totalmente automatizado o que ajuda a diminuir suas tarefas manuais repetitivas garantindo total rastreabilidade e eficiência operacional para a sua empresa.

Experiência: Analise primeiramente se a empresa que irá contratar já possui experiência no mesmo seguimento que o seu. Procure saber referências, e só após saber de tudo isso, observe o custo benefício.

Conclusão

Vimos que para se escolher um bom auxílio na manutenção de sua refrigeração, é necessário analisar firmemente a empresa que está escolhendo em quesitos de experiência, frequência e automação. 

Escolha a Arkmeds que possui um processo super equiparado em toda a manutenção de sua empresa. Um software fácil de ser utilizado para gestão de ativos, manutenção preventiva, manutenção de equipamentos e gestão de ordem de serviço.

Dentre as nossas aplicações temos nas áreas de: manutenção de ar condicionado e refrigeração, calibração, engenharia clínica, manutenção de elevadores, manutenção geral e predial. 

Ficou alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários 🙂

Raíssa Braz

Raíssa Braz

Raíssa Braz é Analista de Marketing de Conteúdo na Arkmeds, em formação do curso de Jornalismo na PUC Minas Coração Eucarístico. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x