Por que a sua empresa deveria ter um treinamento corporativo

Compartilhe:

Percebemos que as empresas cada vez mais necessitam tanto de seus colaboradores entenderem o funcionamento e metodologia de suas soluções, quanto os seus clientes. 

O primeiro ponto para um profissional resultar qualidade em seu trabalho, é o entendimento completo da cultura da instituição, e de como funcionam todos os processos que nela existem.

Quando entendemos essas questões, desenvolvemos habilidades e competências que podem agregar no ambiente de trabalho, e em seu desenvolvimento como um todo. Isso é o resultado de uma educação corporativa que acrescenta valor para os colaboradores e para a própria empresa, que colherá excelentes frutos com isso.

Vale lembrar, que a educação corporativa é um movimento contínuo. Para que uma organização possa aderir essa metodologia, é necessário investir em programas de treinamento, capacitação, e desenvolvimento, dando ao empregado um fácil acesso a essas questões sem tempo limitado.

Uma das grandes vantagens desse método, é que você minimiza o tempo que as novas pessoas da empresa sentem a necessidade de ter alguém que as treine em sua maioria do tempo. Isso gera uma maior independência entre os seus funcionários, e consequentemente aumenta o tempo de produtividade de um funcionário que ficaria responsável por esses treinamentos.

Quais competências os treinamentos devem desenvolver?

 

Agora que você já entendeu um pouco mais do treinamento corporativo e as vantagens que ele pode oferecer para a sua empresa, veja algumas competências que é possível desenvolver através de treinamentos corporativos:

  • Habilidades de caráter técnico;
  • Relacionamento interpessoal e feedback;
  • Delegação de tarefas;
  • Liderança e autonomia;
  • Criatividade;
  • Gestão do tempo;
  • Condução de reuniões;
  • Gestão de pessoas;
  • Preparação de feedbacks;
  • Técnicas de apresentação, comunicação oral e escrita;
  • Entre outras.

Como planejar meu treinamento corporativo?

A responsabilidade pela implantação de toda essa estrutura de treinamentos corporativos vem do RH da empresa. Abaixo colocamos alguns pontos que devem ser colocados em pauta caso você queira implantar um treinamento em sua empresa:

  • Entenda a necessidade da sua empresa: Veja as estratégias, as maiores falhas, problemas e riscos dos últimos tempos para definir qual o tipo de treinamento que ela precisa no momento.
  • Definna metas: As metas devem ser definidas em relação ao que se quer alcançar para o negócio com a oferta do treinamento.
  • Defina o tema: É a definição específica do tema do treinamento – do assunto geral para os tópicos mais específicos e a forma como irá se desmembrar o tema.
  • Abordagem prática: Todo treinamento deve ter uma abordagem específica e que deve considerar o estilo da empresa. Além da metodologia, deve-se mapear como o treinamento acontecerá na prática.

Exemplos de treinamento corporativo 

Dentre os treinamentos existentes, os três tipos de treinamentos mais comuns nas empresas são esses três:

  • Treinamento comportamental: São voltados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais como liderança, comunicação interpessoal e gestão de conflitos. Não está ligado diretamente ao cargo exercido. 
  • Treinamento técnico: Esse é o tipo de treinamento mais comum oferecido nas empresas. Normalmente, está relacionado a uma função técnica de cada área, como uso de softwares ou equipamentos. 
  • Treinamento Compliance e obrigatórios:  Cada segmento costuma ter suas regulamentações e os funcionários da empresa precisam estar cientes das regras do seu setor. Esse tipo de treinamento é bastante comum nas empresas e, geralmente, é aplicado a todos os colaboradores.
Conclusão 

É possível perceber que o treinamento corporativo é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e para a melhora dos resultados da empresa. Profissionais mais capacitados têm melhor performance.

Além disso, quanto mais valorizados se sentirem, mais tendem a ficarem motivados para a execução das suas tarefas. Entretanto, para o treinamento empresarial ser efetivo é necessário realizar um bom planejamento. 

Pensando justamente nisso, nós da Arkmeds, temos hoje a nossa plataforma de ensino EAD, Arkmeds Academy, focada em desenvolver as habilidades profissionais para preparar você e sua equipe para o que o mercado de trabalho exige.

Por meio de conteúdos de qualidade , baseados em experiências práticas e aprendizados em campo, preparamos profissionais para a realidade, abordando temas como Engenharia Clínica, Tecnologias Médicas, Gestão da Manutenção, Metrologia, Serviços de Saúde e Gestão Profissional. Ao longo deste artigo, vamos entender um pouco quais são esses ganhos e o porquê de sua importância para a instituição.

Ficou alguma dúvida?

Deixe nos comentários

Raíssa Braz

Raíssa Braz

Raíssa Braz é Analista de Marketing de Conteúdo na Arkmeds, em formação do curso de Jornalismo na PUC Minas Coração Eucarístico. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x