Qualidade de Software: 4 fatores que impactam nos serviços do setor de Engenharia Clínica

Compartilhe:

Antes de começar a falar sobre a importância da qualidade do software para engenharia clinica, vou explicar do que se trata Qualidade de Software.qualidade software

Segundo o SWEBOK 3.0, qualidade de software é uma área do conhecimento da engenharia de software que pode se referir a: “características desejadas de produtos de software, a extensão em que um produto de software em particular possui essas características e aos processos, ferramentas e técnicas que são usadas para garantir essas características”.

Com base nessa definição a área de qualidade de software existe para que o software em questão esteja em conformidade com o que foi combinado durante o levantamento de requisitos do mesmo e evitar o máximo possível de falhas durante o uso.

Mas por que isso é importante para a Engenharia Clínica?engenharia clínica

Durante a preparação do Setor de Engenharia Clínica em um hospital, existem algumas exigências principais cobradas em acreditações para o setor (saiba mais sobre esse assunto Acreditação ONA – Principais passos para alcançá-la).

Diante dessas exigências, algumas abordagens serão tomadas a seguir, para que o engenheiro clínico, através do auxílio de um software, possa tirar um maior proveito das informações e como isso impacta diretamente nos custos e na qualidade do setor.

qualidade engenharia clínica1. Inventário de Equipamentos

A principal exigência dos auditores é sobre a existência de um inventário informatizado, que gere códigos de identificação únicos para cada equipamento, e que possam ser inseridas informações de rastreio do mesmo.

O setor de qualidade de software trabalha para que, por exemplo, o código seja um único para cada equipamento durante o cadastro do mesmo e que as informações de rastreio sejam condizentes com a localização atual do equipamento, antes que esse software chegue até um hospital.

  2. Plano de Manutenções Programadas

software gestão da manutençãoOutra exigência dos auditores é definir um programa de manutenção a partir de equipamentos mais críticos.

Pensando nessa exigência, o software Arkmeds conta com um módulo de planos para manutenções preventivas, onde podem ser configurados planos com espaço de tempo definido pela criticidade dos equipamentos em questão.

Dessa maneira, a qualidade de software auxilia garantindo a confiabilidade do sistema, verificando se as manutenções vão, por exemplo, serem exibidas para os técnicos no espaço de tempo esperado.

 

software engenharia clínica

3. Histórico de Manutenção dos Equipamentos

Todas as ocorrências referentes a um equipamento, desde a instalação até o processo que identifica se o equipamento pode ser considerado obsoleto, devem ser documentados.

Em tempos de auditoria, o auditor irá cobrar um histórico detalhado de cada equipamento. Manter o histórico totalmente atualizado e com garantia de veracidade sem um software seria algo muito cansativo. Por isso, o setor de garantia de qualidade durante o desenvolvimento do software, realiza testes exaustivos que garantem que o histórico funcione da maneira esperada.

 

indicadores de manutenção4. Indicadores de Gestão

O levantamento de indicadores é algo crucial para a gestão dos serviços de engenharia clínica.

Com esses dados em mãos, o gestor pode evitar problemas operacionais e processuais e assim estabelecer uma cultura de melhoria contínua, que impacta diretamente nos custos do setor.

Os indicadores imprescindíveis cobrado em processos de auditoria são:

  • Tempo de atendimento durante uma manutenção corretiva;
  • O percentual de realização das manutenções programadas;
  • Número de ordens de serviço abertas e finalizadas em um determinado período.

O setor de garantia de qualidade de software, avalia cada um desses processos minuciosamente, com testes automatizados e manuais, para evitar falhas durante o levantamento automático de todos esses indicadores.

Considerações Finais

Como podemos ver, ter um software que garanta o andamentos dos processos de engenharia clínica é muito importante para uma gestão mais eficaz, confiável e focada na redução de custos.

Caso deseje ver na prática como esses processos são otimizados, a Arkmeds conta com uma equipe de especialistas pronta para solucionar qualquer dúvida ou problema que surja.

Por fim, empresas que desenvolvem softwares críticos como um sistema para a gestão da engenharia clínica, deve ter um setor de garantia de qualidade que tenha conhecimento de todos os fluxos dessa gestão. Por isso, procure saber quem são realmente seus fornecedores e quais são os processos utilizados no dia a dia.  

Nayara Valadares Santos

Nayara Valadares Santos

Nayara Valadares é estudante de Sistemas de Informação, certificada CTFL (Certified Tester Foundation Level) e tem mais de 4 anos de experiência em qualidade de software. Atua na ArkMeds como Analista de Garantia de Qualidade. É apaixonada por tecnologia, qualidade de software, metodologias ágeis e organização. Acredita que qualidade de software é muito importante em todas as áreas, mas softwares que auxiliam profissionais da área da saúde, a qualidade se torna um ponto crucial.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x