Arkmeds na II ICEHTMC Congresso Internacional de Engenharia Clínica e Gestão de Tecnologias em Saúde

Compartilhe:

Entre os dias 21 a 23 de Setembro de 2017, aconteceu em São Paulo nas dependências do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, o Segundo Congresso Internacional de Engenharia Clínica e Gestão de Tecnologias em Saúde- II ICEHTMC.

engenharia clínica

O evento foi organizado em parceria com a  Sociedade Chinesa de Engenharia Biomédica, IFMBE , ACCE , HTF, WHO e várias outras organizações internacionais e teve enfoque no alcance de serviços de saúde efetivos, favorecidos pelo crescimento das competências dos sistemas de saúde.

Apesar da área ser considerada recente, a aceleração tecnológica deve ser mantida e às vezes, por esse crescimento estar ocorrendo tão rápido, existe a falta de informação entre as boas práticas e conhecimentos utilizadas no mundo todo. Por isso, iniciativas que abordam a disseminação do conhecimento, são de extrema importância para incentivar a colaboração entre os profissionais da área.

O evento contou com a participação da sociedade acadêmica (AMECH, CREA-SP e GO, ABEClin) e profissionais da área de saúde e foi pilar para estreitar comunicação entre órgãos do governo, associações, instituições públicas e privada e instituições acadêmicas.

Sugestões de conteúdos

Durante o evento foram mostrados diversos materiais elaborados por instituições internacionais, como colaboração e apoio ao conhecimento teórico e técnicos.

A OMS conta com um conjunto de publicações que aborda uma temática completa na área, como: Pesquisa e desenvolvimento, regulação, dispositivos médicos, gestão e avaliação.

Como sugestão, abaixo uma publicação tratando assuntos relevantes para a engenharia clínica e gestão da manutenção.

Medical Equipment Maintenance Programme Overview 

Outro material com conteúdos atualizados é o Jornal Oficial da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica (versão paga), elaborado pela IFMBE, que atende a comunidade de engenharia biomédica desde 1963.

Medical & Biological Engineering & Computing

Apoio

Apesar da área ser extremamente importante e em constante crescimento, engenheiros biomédicos, clínicos e técnicos da área, ainda não possuem classificação direta na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

São necessários ao menos 300 mil profissionais cadastrados para ter tal relevância e hoje são apenas 125 mil. Por isso, a OMS está coletando registro de todos os profissionais para conseguirmos reconhecimento direto diante da Organização. Abaixo o link para cadastro das informações.

Planilha de Registro de Profissionais- Organização Mundial da Saúde

Próximos eventos

Alguns eventos de nível mundial também estão para acontecer e prometem muita inovação e troca de experiências.

  • ICBHI 2017  – Conferência Internacional sobre Informática Biomédica e de Saúde, Thessaloniki, de 18 a 21 de Novembro de 2017.
  • ICIBEL 2017 – 2º Conferência Internacional em Engenharia Biomédica e Ciência da Vida. De 10 a 13 de Dezembro, em Penong, na Malásia. Com o tema: Inovação impulsionada pela engenharia biomédica em indústrias de saúde e ciência da vida.
  • CNIB 2017 – Congresso Nacional de Engenharia Biomédica em Monterrey, Novo Leon, com o tema: Tecnologias para um México saudável.
  • IUPESM 2018 – Congresso Mundial de Engenharia Biomédica e Física Médica, que acontecerá em Praga, República Checa, de 3 a 8 de Junho de 2018.

Vídeo

Aproveitando a ocasião, a Arkmeds esteve presente no ICEHTMC, em dias de aprendizagem com o objetivo de colaborar com o discernimento da área aprimorar a troca de conhecimento.

Pensando nisso, com o objetivo de ajudar no reconhecimento e divulgação da área, a Arkmeds em parceria com a ABEClin, elaborou um vídeo com os focos do evento e os principais assuntos abordados.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Envie nos comentários abaixo!

E se você gostou de saber novidades como essa, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber informações como essa direto na sua caixa! Não deixe também de se inscrever no nosso canal do Youtube e conferir em primeira mão os vídeos lançados.

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti

Nathalia Mazotti é engenheira biomédica e especialista em engenharia da qualidade. Atua na Arkmeds como Coordenadora de Educação em Serviços de Saúde. Sua primeira vivência na área foi na CONSELT- Empresa Jr. de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica, atuando principalmente no Núcleo de Engenharia Biomédica e com projetos ligados à tecnologia. Sua experiência esteve focada nas áreas de Engenharia Clínica e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho- SESMT. É Apaixonada por tecnologia, e acredita que o setor da saúde deve ser mais dinâmico, focando em qualidade e inovação.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x