Você sabe o que é arco cirúrgico? Entenda para que serve esse equipamento!

Compartilhe:

Um procedimento cirúrgico envolve, além de uma equipe, uma série de equipamentos necessários para o bom andamento do processo e a segurança do paciente. A boa visibilidade é um aspecto importantíssimo, garantindo que os cirurgiões possam compreender e visualizar tudo que está acontecendo dentro do corpo.

Antigamente, as cirurgias eram extremamente precárias no que tange a visibilidade e a segurança do paciente. Os cortes eram feitos em grande proporção, uma vez que só era possível enxergar o que estivesse totalmente exposto. Por isso, evoluções na medicina buscaram a criação de equipamentos que pudessem ajudar a melhorar esses aspectos.

Uma das máquinas utilizadas em muitos desses procedimentos é o arco cirúrgico, também conhecido como intensificador de imagem. 

Assim como o raio-X, o arco cirúrgico possibilita a radiografia estática, porém é utilizado predominantemente para imagens fluoroscópias intraoperatórias, fornecendo imagens dinâmicas de alta resolução em tempo real. Isso permite que os cirurgiões monitorem o progresso das cirurgias e operem imediatamente os procedimentos necessários. 

Já deu pra entender a importância desse equipamento, né? Por isso, vamos te explicar nesse post como o arco cirúrgico funciona. Quer entender melhor? Continue lendo! 

Como funciona?

O arco cirúrgico é formado por arcos montados sobre rodas, tubos de raio-X, colimador, painel de comando, intensificador de imagens e sistema de monitores com suporte móvel. Esse equipamento permite a produção de imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais.  Eles são normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marcapasso, entre outros procedimentos. 

Para exibir a imagem gerada pelos raios-X em tempo real, um intensificador de imagem é utilizado, que consiste em um tubo de vidro em vácuo. Este tubo contém uma tela fluoroscópica que converte os raios-X em luz visível e, sobre esta tela, fica uma segunda tela que converte os fótons em elétrons pelo princípio de fotoeletrIcidade. 

As acelerações destes elétrons em uma tela ativada por prata converte os padrões elétrons em luz. Nos tempos modernos ocorre a geração digital dessas imagens.

Modelo de arco cirúrgico

Funções do painel de controle

O painel de comandos possui algumas funções para atuar e se adequar a procedimentos cirúrgicos variados. Confira algumas dessas funções:

  • Subtração óssea: técnica utilizada para subtrair e eliminar todas as estruturas com alto índice de densidade. 
  • Radiografia digital: após a localização da estrutura que será radiografada, realizada com escopia, a radiografia digital é utilizada para conseguir uma imagem com maior qualidade. 
  • Escopia: é uma técnica usada para visualizar estruturas em movimento e em tempo real. 
  • Road map: técnica utilizada como uma roda para punção de cateteres e fios. 
  • Gerenciamento de espaço dinâmico
  • Escopia pulsada

Mas o que é fluoroscopia?

Diferente do raio X, a  fluoroscopia (ou radioscopia) fornece imagens em movimento e em tempo real do interior do corpo, a partir da emissão de raios X. Enquanto os raios X convencionais só produzem imagens estáticas que precisam ser reveladas, a fluoroscopia produz imagens dinâmicas, com uma frequência de 25 a 30 quadros por segundo, que podem ser vistas em movimento, em um monitor. 

Vantagens do arco cirúrgico

A criação do arco cirúrgico foi um grande avanço na área cirúrgica. Sua utilização trouxe uma série de benefícios. Confira algumas as vantagens do arco cirúrgico: 

  • Nitidez da imagem 

Além de possibilitar melhor visão para os cirurgiões, o arco cirúrgico proporciona uma imagem nítida do que está acontecendo dentro do corpo. 

  • Melhor visibilidade do interior do corpo

A boa visibilidade é uma das grandes vantagens dessa máquina. Conseguindo entender o que está acontecendo no espaço interno, os cortes não precisam ser tão amplos, não é necessário “mexer” tanto e os cirurgiões podem tomar decisões de forma mais assertiva, minimizando impactos ao paciente em muitos casos. 

  • Recursos clínicos ampliados

A utilização do arco cirúrgico garante a ampliação dos recursos clínicos, funcionando como uma ferramenta para otimizar e auxiliar em procedimentos variados, dos mais simples aos complicados. 

  • Facilidade de manobra em espaços apertados

Com a melhoria na visibilidade, os cirurgiões conseguem movimentar melhor os equipamentos cirúrgicos, atuando com mais segurança.  

Concluindo...

A incorporação do arco cirúrgico nos procedimentos representou uma grande evolução para a execução eficiente das cirurgias e para a segurança do paciente. Se antigamente uma cirurgia representava cortes gigantescos no corpo, hoje esse procedimento pode ser feito de forma muito mais simples e prática. 

Por isso, o arco cirúrgico se tornou primordial para hospitais e instituições de saúde que executam cirurgias. Apesar de ser um equipamento avançado e eficaz, além de saber operá-lo, é importante entender como fazer sua manutenção e quais cuidados tomar para garantir sua preservação e o bom uso. 

No próximo artigo, vamos te explicar melhor os cuidados para operação e manutenção do arco cirúrgico. 

Até lá, pode ser que você queira entender alguns cuidados básicos com seu equipamento hospitalar. 

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui embaixo que a gente te ajuda! 

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim é assistente de conteúdo na Arkmeds, formada em Jornalismo pela PUC Minas Coração Eucarístico e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais no Centro Universitário UNA. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Almeida
Maria Almeida
3 anos atrás

Boa noite!
Arco cirúrgico é a mesma coisa que aparelho de raio x móvel?

Wilson Julio Quitério dos Santos
Wilson Julio Quitério dos Santos
1 ano atrás

Boa noite uma ótima explicação dos serviços prestados pelo Arco cirúrgico.

Arkmeds Soluções
Reply to  Wilson Julio Quitério dos Santos
5 meses atrás

Agradecemos!

Categorias

Mais recentes

3
0
Would love your thoughts, please comment.x