3 previsões do setor de manutenção para o ano de 2022

Compartilhe:

O setor de manutenção teve um grande avanço no ano de 2021 e algumas tendências que ganharam força, vão continuar no ano de 2022, dentre elas: o ganho de importância da tecnologia Mobile, processamento de dados mais refinado, sustentabilidade no centro das atenções, o aumento da produtividade com IoT (internet das coisas), e a inteligência artificial.

Trouxemos logo abaixo, 3 previsões que temos para o ano de 2022 no setor de manutenção:

Utilização da Internet 5G

Foi assinado nesta terça-feira (7), pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro das comunicações, Fábio Faria, um termo de concessão de frequências para a implementação da quinta geração de internet móvel, o 5G. 

O leilão realizado no Brasil foi o maior leilão de radiofrequências do mundo, e os investimentos feitos no leilão foram a maior ferramenta de democratização da internet no Brasil.

“Um médico em Harvard, ou no Japão, poderá operar alguém em Pau dos Ferros (RN). O que celebramos hoje é que somos os primeiros da América Latina. Vamos buscar empresas para abrir fábricas no Brasil. Talvez de chips, semicondutores – que estão em falta no mundo. Vamos criar oportunidades de negócio para o Brasil com o 5G”, explicou o ministro.

Para o presidente Jair Bolsonaro, o 5G é uma oportunidade de reforçar a credibilidade do país perante o mercado internacional e de mostrar viabilidade e abertura para investimentos internacionais. “É um salto para as comunicações, bem como na internet das coisas. Para o comércio, isso não tem preço. É o aumento da qualidade dos serviços. Cada vez mais o povo lá de fora acredita na gente”, frisou o presidente. 

Foco no sustentável e eficiente

Isso não é novidade, mas a cada ano que passa a importância que as pessoas dão quando o assunto é sustentabilidade e eficiência aumenta. 

Não faz pouco tempo que sabemos que o desenvolvimento sustentável em um ambiente corporativo não é apenas uma obrigação ambiental e social. Ele junta uma série de ações de grande importância na tomada de decisões estratégicas da empresa. 

E hoje, ser sustentável e procurar maior eficiência e agilidade nos processos se tornou algo essencial para que as empresas se mantenham em destaque.

Uma empresa de manutenção que visa esses quesitos possui menos gastos e maior produção, resultando em maiores lucros. 

Softwares de gestão auxiliam a sua empresa em ter uma solução simples e integrada de manutenção para a gestão de ativos e de seus processos, eliminando uma tarefa manual repetitiva garantindo total rastreabilidade e eficiência operacional. 

Maior integração do uso da Inteligência Artificial 

A utilização da inteligência artificial vem ajudando as pessoas a se destacar no mercado, e a prever possíveis problemas e corrigi-los com antecedência para que as decisões sejam mais certeiras.

Junto com o uso do operador, é possível garantir mais eficiência e produtividade na linha de produção. A gestão também pode ser otimizada, e a tecnologia pode simular cenários, auxiliando na distribuição de tarefas dentro da empresa.

Com o uso dessa inteligência artificial é possível fazer a coleta de dados de um maquinário e o transformar em uma base de informações que ao utilizar seu sistema pode gerar previsões através da machine learning, ajudando a identificar possíveis falhas ou erros, diminuindo prejuízos para a empresa.

Além disso, pode ser utilizada para um controle de estoque e de linha, sem que ocorra intervenção humana nesse processo, sempre que há necessidade de alguma peça no estoque, a IA informa o gestor, evitando desperdícios ou falta de materiais.

Conclusão

As apostas para o ano de 2022 estão altas. O cenário de pandemia causado pelo vírus COVID-19 mudou todo o mundo e fez com que a indústria se reinventasse. Portanto, para se destacar neste ano, as empresas precisam estar atentas às tendências, e totalmente alinhadas com a indústria 5.0 que está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade.

Ficou alguma dúvida?

Deixe nos comentários 🙂

Raíssa Braz

Raíssa Braz

Raíssa Braz é Analista de Marketing de Conteúdo na Arkmeds, em formação do curso de Jornalismo na PUC Minas Coração Eucarístico. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x