Foco cirúrgico de teto ou portátil? Entenda a função de cada tipo

Compartilhe:

A boa visibilidade durante uma cirurgia é um aspecto essencial para o bom desenvolvimento do procedimento. Imagine que o cirurgião tenha que operar no escuro. O resultado, com certeza, não seria dos melhores não é? Por isso, as salas de cirurgia foram equipadas com ferramentas que vão garantir a boa visibilidade e iluminação do local que está sofrendo a intervenção. Um desses instrumentos é o foco cirúrgico. 

O foco cirúrgico é um equipamento hospitalar que tem a função de auxiliar a equipe médica durante um procedimento cirúrgico, iluminando uma área ou cavidade do paciente. É, portanto, um dos dispositivos mais importantes na hora de montar uma sala de cirurgia. 

Nesse artigo, vamos te explicar sobre os tipos de foco cirúrgico (de teto e portátil) para que você possa entender as funções e objetivos de cada um. Mas, antes, precisamos entender a história do foco cirúrgico e como ele surgiu. Confira:

Como o foco cirúrgico surgiu?

Antigamente, as cirurgias acontecem de maneira muito mais precária e dependente de aspectos naturais. As salas de operações eram construídas com janelas no teto para se beneficiar da luz natural, ou em posições favoráveis para que a luminosidade pudesse entrar. Havia, portanto, uma grande dependência da iluminação e do horário do dia, afinal, durante o dia, a luz era melhor. 

Além disso, dependendo da posição, um médico, enfermeiro ou equipamento médico poderia acabar bloqueando a luz. Os profissionais da saúde recorriam a espelhos nos quatro cantos do teto para refletir a luz do sol para a mesa de operações.

Dessa forma, a inserção de luz elétrica na sala de cirurgia na década de 1880 foi um avanço, mas acompanhado por problemas. Com o início da tecnologia elétrica, o controle da luz emitida era ruim. A luz elétrica ainda estava se movendo e difusa, com grande radiação de calor.

Os diodos emissores de luz, como fontes de luz, removem o problema da radiação de calor e reduzem os requisitos de energia. 

Termologia e formas de medição

Antes de compreender os tipos de foco cirúrgico, é importante entender os parâmetros de medição e termos usados para esse equipamento. 

  • Lux

Unidade para a quantidade de luz visível medida por um luxímetro em um determinado ponto.

  • Iluminância Central (Ec)

Iluminância (medida em lux) a um metro de distância da superfície emissora de luz no centro do campo de luz 

  • Centro do campo de luz

Ponto no campo de luz (área iluminada) onde a iluminância atinge a intensidade máxima de lux. Ponto de referência para a maioria das medições.

Tipos de foco cirúrgico

Com a possibilidade ver e iluminar melhor o local operado, as cirurgias foram consideravelmente melhoradas e otimizadas. Com melhor visibilidade, os cirurgiões podem tomar decisões mais assertivas, evitando cortes desnecessários e diminuindo os incômodos ao paciente. 

Assim, surgiram dois tipos de foco cirúrgico, com o objetivo de incrementar ainda mais as cirurgias. Entenda:

Foco cirúrgico de teto

O foco cirúrgico de teto tem como objetivo iluminar todo o campo de concentração da cirurgia. Montadas na parede, sobre rodas ou fixadas no teto, a finalidade desse foco é iluminar a área cirúrgica com o máximo de iluminação possível. Elas são projetadas para serem muito mais brilhantes do que as lâmpadas domésticas comuns, geralmente entre 160.000 e 40.000 lux, e têm um diâmetro maior próximo ao centro da luz.

Lâmpadas LED ou xenon são usadas para maximizar a difusão da luz sem gerar muito calor. Esses equipamentos são essenciais para bons resultados, pois fornecem ao cirurgião a base para a iluminação. Embora algumas áreas sejam impenetráveis, elas ainda são essenciais. Uma sala de cirurgia sem luzes no teto é como tentar operar em um ambiente quase totalmente escuro.

Foco cirúrgico portátil

Este tipo de foco cirúrgico expõe um foco mais específico, direcionado a um ponto onde a cirurgia está sendo feita. É difícil para os focos cirúrgicos de teto iluminarem o corpo do paciente o suficiente, o que é fundamental para que o cirurgião possa enxergar tudo. Uma das principais dificuldades em fornecer este tipo de luz é a minimização do calor, pois muito calor pode causar danos. Para reduzir o calor e fornecer o máximo de iluminação possível em um espaço tão difícil, os cirurgiões usam cabos de fibra óptica. 

Estes suportam métodos cirúrgicos mais flexíveis e podem obter um campo de visão completo do paciente. A iluminação intracavitária pode ser conectada à ferramenta cirúrgica que está sendo usada ou colocada de forma independente na cavidade para máxima flexibilidade.

Concluindo...

A boa iluminação é um critério importantíssimo para o sucesso da cirurgia. Por isso, o foco cirúrgico deve ser escolhido e operado com cautela. Mas como escolher um foco cirúrgico ou saber que se trata de um equipamento de qualidade? Esse será o tema do nosso próximo artigo, em que vamos explicar os critérios que você deve considerar em um foco cirúrgico! 

Por enquanto, você pode ir adiantando a leitura dos cuidados necessários com os equipamentos cirúrgicos. 

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários 🙂

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim é assistente de conteúdo na Arkmeds, formada em Jornalismo pela PUC Minas Coração Eucarístico e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais no Centro Universitário UNA. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x