A importância da comunicação interna na área da saúde

Compartilhe:

A comunicação como área de conhecimento tem ganhado espaço e se consolidado como ferramenta importante para o convívio social.

Hoje em dia há preocupação em fornecer um serviço mais humanizado, focado não apenas no cliente/paciente, como também nos profissionais que operam pela qualidade dos serviços e atendimentoE nesta fase, ocorre a conexão da saúde com a comunicação, permitindo um aperfeiçoamento nos espaços destas instituições, que se torna mais complexo devido a sua humanidade no seu exercício.

No ambiente hospitalar essa complexidade se torna mais intensa. Estas instituições são extremamente diversificadas no que diz respeito às rotinas, aos profissionais, ao perfil do paciente, os procedimentos e processos administrativos por lidarem diretamente ou indiretamente com vidas, um erro qualquer pode ocasionar em consequências graves.

A comunicação em saúde procura refinar estratégias de diálogos para informar as pessoas internas sobre formas de aprimoramento ou para evitar riscos específicos para a saúde.

Desenvolvendo a comunicação interna

Com a comunicação interna, não podemos deixar de mencionar o endomarketing, que nada mais são que ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações. O intuito é aumentar o engajamento dos funcionários com os objetivos da empresa, promovendo o desenvolvimento dos serviços e atração de novos funcionários. Os profissionais que estão motivados com sua empresa e suas ideias são suscetíveis a compartilhar esse entusiasmo com seus colegas.

Quando o funcionário recebe uma maior valorização e encorajamento com informações elaboradas, isto pode estimular o seu comprometimento, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e profissional, incentivando o crescimento de boas relações entre os colaboradores.

É importante conhecer as ferramentas existentes, pois possuem características específicas que se adequam ao momento, aos objetivos e aos recursos disponíveis, para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação condizente com a realidade da instituição.

As principais ferramentas são detalhadas a seguir:

  • Publicações internas: são mais utilizados na forma de boletins, jornais e revistas, mas a tendência atual é mesmo online, como um blog ou portal.
  • Documentos: faz referência a alguns tipos de documentos que funcionam como instrumentos de comunicação interna por transmitirem informações entre funcionários de diferentes níveis hierárquicos dentro da organização e com finalidades específicas.

Documentação em papel: Por que isso pode atrapalhar seu processo?

  • Mural: o tradicional quadro no qual se afixam avisos, folhetos e informações variadas de interesse coletivo interno. Para serem eficientes, os murais devem estar em locais de alto fluxo de pessoas.
  • Congressos: reúnem profissionais da mesma área para discutir temas específicos;
  • Eventos culturais: podem ser realizados na própria empresa ou em parceria com organizações de cultura, por exemplo, shows, peças teatrais, filmes, exposições, comemorações do calendário e etc.
  • Eventos sociais: são desenvolvidos com o objetivo de garantir a motivação e melhorar a integração entre funcionários, departamentos e entre empresa e público interno;
  • Palestras e Workshops: são importantes tanto para o desenvolvimento e reciclagem profissional quanto para motivação.
  •  Ensino a distância: um dos mais escolhidos em grandes organizações para o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Segundo dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), o investimento feito por empresas em funcionários através de EaD cresceu 21% em 2013.

Conheça os cursos da Universidade Arkmeds.

  • Intranet: é uma rede com as mesmas características da Internet que objetiva facilitar a comunicação do público interno das organizações.

O gerenciamento da comunicação

O gerenciamento de comunicação, ao contrário do gerenciamento de atitudes, não precisa ser contínuo, pois irá depender da iniciativa da empresa em fazer as ações descritas, para comunicá-las ao cliente interno.

É fundamental destacar a importância de ambas as gerências estarem ligadas no processo de endomarketing, pois o gerenciamento de comunicação ajuda no gerenciamento de atitudes: à medida que os funcionários passam a ter mais informações sobre o negócio da empresa, estarão mais motivados a tomar iniciativas nos processos de produção de produtos e implementação de serviços.

Uma gestão de comunicação criativa, realista e proativa é capaz de melhorar os fluxos de informação dentro da instituição de saúde, de forma a despertar a sensação de pertencimento nos profissionais, motivando-os a realizarem um trabalho de qualidade em prol do cuidado do outro.

Saiba que você não precisa esperar a comunicação da sua empresa se sufocar em caos para melhorar. Se o modelo adotado não está suprindo mais suas necessidades, talvez esteja na hora de rever alguns pontos e investir na implantação de metodologias mais modernas e eficientes como o mapeamento de processos BPM e BPMN para evitar futuros problemas.

Conheça também 3 motivos para investir em automatização hospitalar.

Conclusão

Uma boa gestão dessa comunicação facilita a coesão interna ao mesmo tempo em que potencializa as relações interdepartamentais, e inclusive as individuais, no sentido de que se incrementa conhecimento do que faz cada departamento e se fomentam as relações humanas.

Já a automação dos processos em geral permite que a comunicação seja rápida e eficaz, gerando flexibilidade e autonomia para a tomada de decisões.

Não deixe de assinar a Newsletter da Arkmeds e ficar por dentro dos novos artigos que são lançados. 

0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x