A importância da Cadeia do Frio em ambientes hospitalares

Compartilhe:

Em um ambiente hospitalar encontra-se diversos produtos que devem ser conservados em uma determinada faixa de temperatura para garantir a sua qualidade, os chamados produtos termolábeis (produtos sensíveis à temperatura).

Dentre esses produtos, podemos citar as bolsas de sangue, leite materno, vacinas, medicamentos, alimentos, entre outros e para que não haja perda de qualidade ou eficiência desses produtos é necessário que os mesmos sejam submetidos a Cadeia do Frio.

O que significa o termo “Cadeia do Frio”?

O conceito de Cadeia do frio consiste em uma condição a qual produtos são mantidos em um ambiente frio, com a finalidade de conservá-los por mais tempo, desde a sua produção até o seu uso. Dentro do ambiente hospitalar a cadeia se inicia no recebimento do produto e vai até o momento de seu consumo, geralmente dado pelo paciente.

Para exemplificar este conceito pode-se tomar como exemplo um medicamento termolábil que deve ser mantido à uma temperatura entre 2 °C à 8 °C, nesse caso o profissional do hospital deverá checar a sua temperatura ao recebê-lo e rapidamente estocá-lo em um local apropriado, como uma câmara fria, que deve ter sua temperatura monitorada constantemente. No momento de uso, caso haja necessidade de transportá-lo, o transporte deverá ser feito em um recipiente térmico e antes de ministrá-lo no paciente, a sua temperatura deverá ser verificada mais uma vez.   

Itens necessários para a eficiência da Cadeia do Frio

Para garantir que a cadeia do frio seja um sucesso são necessários alguns cuidados, como:

  • Utilização de equipamentos específicos para monitoramento da temperatura;
  • Certificar-se de que o produto recebido está dentro da faixa de temperatura ideal;
  • Armazená-lo em local apropriado e acompanhar a sua temperatura durante todo o tempo em que estiver estocado;
  • Transportá-lo em maletas e caixas térmicas apropriadas e no menor tempo possível;
  • Utilizá-lo dentro do período de tempo estimado que o mesmo possa ficar fora de refrigeração;
  • Criação de POPs (procedimentos operacionais padrões) próprios para a cadeia do frio, com o intuito de orientar os profissionais.

O que fazer em caso de ruptura da Cadeia do Frio?

Para casos de rompimento do sistema em algum ponto, ou seja, caso algum produto fique fora de refrigeração por um determinado tempo, deve haver um POP específico para ruptura da cadeia do frio, com o intuito de orientar o profissional em como agir nessa situação. Este protocolo irá variar de acordo com o produto e o tempo ao qual o mesmo ficou fora de sua faixa de temperatura ideal.

Benefícios da Cadeia do Frio

Com uma cadeia do frio bem montada e sendo seguida da maneira correta é possível obter diversos benefícios, como:

  • Diminuição de perdas e falhas;
  • Garantia de qualidade do produto;
  • Controle dos pontos onde há maior incidência de rupturas;
  • Metodologia de trabalho bem definida.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter da Arkmeds e receba em primeira mão os artigos quentinhos que são lançados toda semana!

Ludimila Fernandes

Ludimila Fernandes

Ludimila Fernandes é estudante de engenharia biomédica na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, onde desenvolve um biossensor à base de moringa oleífera como projeto de iniciação científica. Já trabalhou como desenvolvedora em uma startup voltada para área da saúde, coordenando projetos de telemedicina. Tem um grande interesse pela engenharia clínica, buscando sempre aprofundar seus conhecimentos em gestão e tecnologias hospitalares, com o intuito de contribuir com o crescimento da área e seu reconhecimento.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x