3 pontos que você deveria saber sobre TPM – Manutenção Produtiva Total

Compartilhe:

A Total Productive Manutention (TPM), ou manutenção produtiva total, em bom português, é uma ferramenta de gestão da manutenção industrial que pretende aprimorar os processos da cadeia produtiva. O conjunto de técnicas e estratégias que compõem o conceito de TPM surgiu no Japão, especificamente na Denso (fornecedora Toyota), impulsionada pelo forte desenvolvimento das fábricas japonesas após a Segunda Guerra Mundial.

A filosofia que ampara a utilização dessa ferramenta envolve todos os funcionários, dos gestores aos operadores e não busca observar apenas o funcionamento dos equipamentos, mas também a melhoria da qualidade dos produtos, redução de quebras e diminuição dos acidentes.

Se você ainda não sabe nada sobre TPM, a gente te explica tudo neste artigo e te ajuda a entender porque ela pode ser uma boa opção para sua empresa! Confira três aspectos que você deveria saber sobre a manutenção produtiva total:

1. Desafios em Manutenção Industrial

Em termos gerais, a TPM se propõe a solucionar 6 desafios para alcançar seu objetivo:

  1. Quebras;
  2. Tempos de set up;
  3. Perdas de ciclo;
  4. Paradas curtas;
  5. Sucata e retrabalho;
  6. Perda por instabilidade no início do turno.

2. Pilares do TPM

O TPM se sustenta através de práticas sistemáticas de gerenciamento, padronizando a atuação dos colaboradores. São 8 pilares que asseguram a boa execução da otimização dos processos:

  • Manutenção preventiva: a fim de evitar paradas indesejadas, é conferida a cada setor a responsabilidade de definir as ações necessárias à preservação dos equipamentos;
  • Manutenção autônoma: oferece liberdade aos operadores para monitorar seus próprios equipamentos/ processos;
  • Manutenção da qualidade: avaliação de novas metodologias, tecnologias e afins com intuito de melhorar os processos existentes.
  • Coleta de informação para melhoria: melhora a interface de comunicação entre os setores, para que os dados sejam analisados de forma ampla e as prioridades de atuação definidas de forma mais assertiva;
  • Manutenção planejada: os responsáveis por cada processo fazem um acompanhamento rigoroso do desempenho da equipe e dos equipamentos, gerando indicadores que apontam a necessidade de implementar melhorias e incluem pausas no cronograma;
  • Capacitação e treinamento: capacitação dos colaboradores visando eficiência na implementação das melhorias propostas;
  • Segurança e saúde do trabalho (SST): Todas as práticas anteriores são pautadas por esta em particular, é visando a saúde e segurança dos colaboradores que o sucesso em TPM é alcançado de fato.

3. Resultados em TPM

Verificando o que discutimos até aqui neste texto, ficou claro que o envolvimento das pessoas que atuam na implementação e fortalecimento dos processos é vital para o sucesso do TPM. Dessa interação também derivam problemas relacionados a processos, passíveis de erros operacionais e/ou morosidade na execução, uma vez que dependem demais da ação humana.

Apoiado no pilar da Manutenção da Qualidade é essencial lançar mão das novas tecnologias para sistematização e automatização dos processos da manutenção para implementar adequadamente a TPM, desta forma além de diminuir o risco operacional, precaver prejuízos e potencializar o resultado financeiro da organização, você poderá observar os seguintes efeitos:

  • Queda das intervenções imprevistas;
  • Otimização da organização da operação;
  • Redução de custos na operação;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Atenção à Gestão da Qualidade Total, influenciando a todos os envolvidos.
  • Potencialização e fortalecimento do capital intelectual da organização;

Por fim, vale destacar a importância de utilizar ferramentas que permitam gerir e visualizar de forma ágil todas essas atividades do TPM, a fim de implementá-las com eficiência.

Importância das ferramentas de gestão

Atualmente, as ferramentas de gestão tem modificado a forma como empresas acompanham seus processos, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios. Mas muita calma nessa hora! Se a sua empresa ainda não utiliza uma ferramenta de gestão, ainda há tempo.

O Software de manutenção da ARKMEDS pode resolver essa questão com facilidade, auxiliando gestores, manutentores e operadores a garantir a qualidade do produto através dos processos de manutenção na produção.

Diego Godinho

Diego Godinho

Diego Godinho é engenheiro mecânico e técnico em mecânica industrial, atuando em qualidade de produto e manutenção industrial há 7 anos. Como consultor na Arkmeds, ajuda indústrias e laboratórios a melhorar seus processos de gestão da qualidade. Pensa que a melhoria contínua é um valor fundamental para qualquer empreendimento, cujo propósito deve ser agregar valor para as pessoas, a quem produz e quem consome.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x