5 tendências que sua empresa de manutenção precisa acompanhar para ter sucesso em 2021

Compartilhe:

Desde a década de 30, a área de manutenção tem experimentado grandes processos de mudanças e renovações. Esses processos vieram ao se sentir a necessidade de praticidade e confiabilidade, aliados a um maior retorno financeiro dentro do procedimento.  

Porém foi só a partir da década de 70 que os profissionais da manutenção, com o crescimento da mecanização e automatização, sentiram a carência de tais características para além do âmbito da saúde, mas também como algo fundamental para gestão dos negócios em qualquer âmbito da manutenção, como predial, indústrias, climatização, etc. 

Mas como qualquer processo que se automatize, ele acaba por se tornar rapidamente quantitativo, logo é preciso se atentar também para o lado qualitativo, pois quanto mais mecanizado, maiores e mais frequentes os riscos. Dessa maneira, foram reforçados nesse período as concepções de preventiva e preditiva, trazendo-os como algo necessário desde então em qualquer empresa de manutenção, pois além das características antes citadas que uma empresa de manutenção deve prezar, como praticidade, confiabilidade e retorno financeiro, a qualidade e produtividade são características base que devem ser buscadas pelos gestores para tornar sua empresa cada vez mais competitiva dentro do mercado, tendo em vista principalmente que “prevenir é melhor do que remediar”.

Com o ano de 2020 e a pandemia do novo coronavírus, vieram uma série de mudanças e adaptações dentro dos processos das empresas de manutenção, tendo resultados tão marcantes, que permanecerão como grandes tendências no ano de 2021! Confira quais são essas tendências e porque sua empresa deve ficar ligada nelas:

1. Indústria 4.0

Um estudo recente feito pela McKinsey apontou a Indústria 4.0 como o ponto decisivo das empresas que passaram pela pandemia, pois segundo o estudo enquanto algumas se seguravam para não fechar as portas durante esse período, outras precisavam correr para acompanhar o crescimento das demandas. Trazendo as empresas que já tinham escalado tecnologias digitais para o seu processo como “vitoriosas” dentro desse período de pandemia, enquanto outras 56% não souberam dar uma resposta imediata a pandemia, e se viram limitadas, pois a implementação durante uma pandemia também não se mostrou uma tarefa fácil.

2. Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, apesar de conhecido e até mesmo visado, se mostrou necessário para um crescimento nas empresas de manutenção no ano de 2021, pois ele traz uma das mais fundamentais características da manutenção: a confiabilidade.  

Sendo integrado a escalada de tecnologia da indústria 4.0, traz o que o estudo do McKinsey apontou como o que acelerou os processos durante a pandemia, o que eles chamaram de tecnologias avançadas, que englobam inteligência artificial e realidade virtual e também o IoT, tudo isso para um levantamento de dados confiáveis e automáticos, com elementos como Big Data e Business Intelligence 

Porém, para muito além, essas novas tecnologias trariam também a possibilidade de prever dados futuros, e poder haver uma melhor preparação de campo e de investimentos, e também ter a possibilidade de mensurar os retornos sobre os investimentos.

3. Manutenção Preditiva como um diferencial

A manutenção preditiva pode ser considerada uma mais sustentável em muitos aspectos, diminuindo os gastos com peças, que muitas das vezes nem precisavam ser trocadas ainda. A manutenção preventiva pode trazer esses retrabalhos, e desperdícios de tempo e recursos, quando em uma gestão não organizada e fluida. Porém, com o avanço das novas tecnologias, o levantamento de informações de forma mais prática e dinâmica com indicadores de desempenho e sensores com inteligência artificial fazem com que a manutenção preditiva seja uma das maiores tendências de 2021, de acordo com o relatório do Infraspeak. 

4. Integração de dados

No ano de 2021, com uma possível escalada da indústria 4.0, a integração de dados será um tópico indispensável. Além de centralidade para o processo, a integração traz também uma padronização, com maior conexão entre a tecnologia e a automação, cada vez mais prescindível a interferência humana. 

Além disso, essa integração com a internet traz um processo mais dinâmico na hora do levantamento de dados e migração dos mesmos para um aparelho móvel, oferecendo dessa maneira maior mobilidade. Trazendo para seu processo mecanismos de mobile first, onde é possível ter todo seu processo ao alcance de um toque. 

5. Capacitações diferenciadas

Devido ao tema indústria 4.0 ter sido pouco difundido antes da situação de calamidade no mundo, e ser algo significativamente novo dentro da discussão sobre os processos de manutenção, um treinamento específico para os técnicos e gestores é uma maneira de tornar o processo mais eficiente no ano de 2021

Apesar de o envolvimento humano receber cada vez menos destaque dentro da parte quantitativa, ainda são necessários aspectos humanos para a parte qualitativa do processo, e para isso é necessário uma equipe capacitada para atender aos chamados muitas vezes específicos da indústria 4.0.

Em 2021, a manutenção será o diferencial para indicar se a empresa é competitiva no mercado, ou não, uma vez que comparada a seu concorrente, e para isso a empresa deve demonstrar muito mais que um processo robusto, mas um processo confiável. As empresas do Brasil tem avançado nessa direção, em um caminho de conter a manutenção corretiva cada vez mais, investindo em uma equipe capacitada, com um processo fluido e tecnológico, se tornando cada vez mais capacitada para competir em níveis globais.

Thais Oliveira

Thais Oliveira

Thais Cristina é Analista Internacional, com experiência em prospecção de cenários. Atua na Arkmeds como consultora de vendas . Acredita que um processo deve se espelhar no passado planejando um futuro para haver resultados no presente, pois entende que assim é possível evoluir o seu setor e deixar sua empresa competitiva em níveis globais.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x