Sua empresa precisa mesmo de um software de gestão de ativos?

Compartilhe:

Nos últimos anos, instituições de todos os tamanhos têm sentido os efeitos do mercado competitivo, novas tecnologias e desafios econômicos. Por isso, gestores estão buscando formas de operar de maneira mais rápida, ágil e inteligente, principalmente na área de manutenção de operações. 

E foi com a missão de atender esses requisitos que surgiram os Sistemas de Softwares de Gestão da Manutenção. Por esse motivo, são as ferramentas preferidas por um número crescente de empresas. Eles oferecem a praticidade de traçar pedidos de tarefas, gerar relatórios e determinar instantaneamente quais recursos precisam de manutenção preventiva, que representa um pilar do software de gestão da manutenção.

A habilidade de agendar tarefas de manutenção preventiva analisando as particularidades de cada equipamento, enviando notificações sobre atividades pendentes, em progresso e concluídas, e posteriormente gerando relatórios, é o cartão de visitas para empresas que desejam não somente melhorar a eficiência e reduzir custos, mas também facilitar a tomada de decisões.

Não restam dúvidas dos benefícios dessa ferramenta. Mesmo assim, você ainda pode estar se perguntando: o software de gestão da manutenção é a solução para a MINHA empresa? 

Entenda um pouco mais sobre as vantagens de utilizar essa ferramenta e descubra: 

Benefícios dos softwares de gestão da manutenção

Desde o surgimento dos primeiros softwares voltados para este propósito, esse recurso evoluiu bastante. Hoje, eles contam com capacidades e recursos que atendem as necessidades únicas de cada instituição, das pequenas até as grandes. Hoje, vamos explicar os três fatores que contribuem para a assertividade dessa ferramenta e te ajudar a descobrir se um software de gestão da manutenção será a melhor escolha para a sua empresa: 

1. Versatilidade de tarefas

O primeiro fator é a versatilidade: os softwares atuais possuem características que os tornam fáceis de usar. O uso dessa ferramenta exige mínima habilidade técnica, e, em um clique, os técnicos de manutenção podem programar e designar tarefas, mapear o fluxo de trabalho, compartilhar relatórios, etc. Isso significa que não há mais necessidade do árduo trabalho de copiar os dados, que resulta em atraso no cronograma de atividades e armazenamento desnecessário de papel. 

Como a maioria dos softwares opera em Wi-Fi e permite acesso pelo celular, os colaboradores podem ainda conduzir o seu trabalho de onde estiverem, à distância, sem precisar acessar a um computador ou as instalações da empresa para acessá-lo. Além disso, o escaneamento de QR Codes fornecido pela ferramenta ajuda a identificar facilmente o parque tecnológico. Isso reduz as tarefas manuais de entrada de dados e  os custos de tecnologia para conectar as ordens de serviço, ativos, peças sobressalentes e chamados.



Mulher observa tela do computador na empresa

2. Customização à sua empresa

Um dos grandes benefícios dos softwares atualmente está na habilidade de se adaptar a  uma organização, em vez de de exigir que a organização se adapte a ele. Ser customizável quer dizer que os softwares são capazes de atender as necessidades individuais de todas as instituições. Além disso, têm a habilidade de ajustar às necessidades que forem surgindo conforme as instituições vão crescendo e se reformulando.

3. Redução de custos

Apresentamos por último um fator igualmente vantajoso no uso e softwares de gestão: a redução dos custos. É possível diminuir consideravelmente as despesas por meio da manutenção preventiva. Programas de manutenção representam o aspecto mais valorizado dos softwares, porque apresentam ainda uma série de benefícios à longo prazo. Veja alguns deles:

  • Expande a vida útil dos equipamentos;
  • Melhora a organização do parque tecnológico; 
  • Otimizar a gestão do tempo e dos colaboradores;
  • Reduz custos operacionais com manutenções corretivas;
  • Reduz o tempo de inatividade do equipamento e as paradas não planejadas.

Monitorar o funcionamento dos equipamentos de forma automatizada e otimizada permite prever problemas e antecipar soluções. Dessa maneira, os custos com manutenções corretivas são reduzidos, além dos prejuízos com falhas repentinas nos equipamentos. 

A manutenção preventiva também pode ser usada para as necessidades individuais das organizações, como por exemplo: programas customizados de manutenção preventiva podem focar no tempo de inatividade das operações, serem guiados pelo fabricante do equipamento e/ou diretrizes da indústria ou serem configurados para uma combinação das duas estratégias. 

O software de gestão da manutenção é para mim?

Como podemos ver, são vários os benefícios dos softwares de gestão da manutenção. Se ainda restou alguma dúvida sobre as vantagens desse recurso na sua empresa, basta se perguntar o seguinte: 

“Ter uma ferramenta eficiente, que otimize os processos, reduza custos, previna falhas e acima de tudo, se adapte às necessidades da minha organização, seria interessante para mim?” 

Imagino que provavelmente a resposta para esta pergunta seja sim! Então, é hora de dar um passo à frente na gestão da sua empresa e investir em uma ferramenta que vai permitir não somente o alinhamento à inovação, mas melhorar de forma eficaz a gestão dos seus equipamentos. 

O uso de tecnologias na gestão eficiente já deixou de ser vista como um custo, e se tornou pré-requisito. 

Nós da Arkmeds te convidamos a conversar com um de nossos consultores para entender o software de gestão de ativos e como as suas funcionalidades se encaixam à sua empresa!

Solicite uma avaliação gratuita com um de nossos consultores! 

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim

Sylvia Amorim é assistente de conteúdo na Arkmeds, formada em Jornalismo pela PUC Minas Coração Eucarístico e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais no Centro Universitário UNA. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x