Como inovar na empresa utilizando a realidade aumentada

Compartilhe:

Nos dias atuais a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano. Estamos cada vez mais conectados, sempre ligados a redes sociais, utilizando QR Codes e aplicativos diversos para realizar alguma necessidade. A interação entre o mundo real e virtual se torna ainda mais forte quando o assunto é realidade aumentada.

Esse recurso possibilita saltar as paredes entre os dois espaços, facilitando não só as tarefas diárias como também as necessidades profissionais. Várias empresas já reconheceram o potencial da realidade aumentada (RA), passando a usar essa ferramenta para ajudar no desempenho de seus negócios.

Equipamento médico em realidade aumentada

O que é realidade aumentada?

A RA é uma tecnologia inovadora que permite a interação com o virtual a partir do mundo real. Através da realidade aumentada, o indivíduo tem a possibilidade de utilizar algum equipamento específico que o auxiliará de forma virtual em alguma atividade que ele esteja realizando.

O aparelho utilizado, que pode ser até um smartphone, vai capturar uma imagem do ambiente e adicionar elementos digitais ao espaço, permitindo simular objetos sem que eles precisem existir fisicamente ou estar naquele local.

Ele também pode fazer com que algo capturado no mundo físico leve a um certo espaço virtual, como ocorre através de códigos bidimensionais, mais conhecidos como QR Codes.

Eles podem ser achados em diversos objetos, como folhetos, livros e até mesmo em pontos turísticos. Esses códigos permitem o escaneamento, por meio de uma câmera, sendo convertidos em alguma informação na tela do aparelho.

Inicialmente, a realidade aumentada surgiu na década de 1960, quando o cientista de computação Ivan Sutherland criou um capacete para visualizar objetos 3D em espaço real. Mas o termo só ganhou mais destaque durante os anos de 1990.

Muitas empresas então começaram a enxergar o potencial da utilização da realidade aumentada para impulsionar seus negócios. Os mercados de jogos, desenvolvimento industrial, entretenimento e turismo são alguns exemplos de onde a realidade aumentada já se espalhou.

Mesmo assim, várias empresas ainda não passaram por esse processo de inovação para adicionar as novas tecnologias aos seus produtos e sua estrutura organizacional.

Por isso é importante saber utilizar as ferramentas de RA em diversas áreas da instituição, promovendo iniciativas que atendam às demandas da empresa e tragam melhorias, aumentando o faturamento da organização.

Quais são as diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual?

Por causa da semelhança entre os nomes e funções dessas ferramentas, muitas pessoas confundem os termos, porém elas apresentam características bem diferentes uma da outra.

Na realidade virtual o indivíduo é inserido em um mundo completamente diferente do real, e ele é totalmente criado pela máquina. Para isso, utilizam-se sistemas computacionais com recursos em 3D que apresentam gráficos realistas, recursos de som, vibração, etc.

Através dos efeitos visuais e sonoros, a pessoa tem a sensação de que está imersa naquele ambiente, e pode interagir com ele. Óculos específicos são o instrumento que introduz a pessoa no espaço virtual. Esse é um mecanismo muito usado em jogos eletrônicos.

Já na realidade aumentada, o usuário ainda se percebe o no mundo real, mas há a possibilidade de interação com elementos e conteúdos virtuais. A RA tem como objetivo ampliar o seu conhecimento de mundo em tempo real, adicionando diversas informações diretas e importantes no contexto em que está sendo utilizada.

No cenário de negócios, já existem diversos projetos para utilizar a realidade aumentada em ramos como engenharia e medicina.

Um dos primeiros setores a trabalhar com RA foi a publicidade. Nesse caso, a tecnologia permite ao possível comprador interagir com o produto ofertado e entender melhor seu funcionamento. Isso traz mais envolvimento e segurança para o consumidor na escolha de algum item.

Mudanças como realidade virtual e aumentada se inserem na transformação digital, onde a tecnologia não apenas melhora os resultados obtidos, mas também cria novos processos, mercados e objetivos

A partir da transformação digital, ferramentas inovadoras passam a ser usadas na estrutura organizacional, tornando-se fundamentais na gestão do negócio. A pergunta aqui não é apenas como a tecnologia favorece o meu negócio; estamos pensando em como negócios podem ser construídos e reconstruídos a partir da tecnologia.

Por que utilizar realidade aumentada?

A utilização da realidade aumentada no cotidiano das empresas traz benefícios como:

  • Simulações e treinamentos

Na simulação, o funcionário pode realizar testes de suas atividades, utilizando materiais correspondentes à função determinada e seguindo as regras da instituição, para depois executar realmente essa tarefa. Isso diminui possíveis complicações e acidentes, além de reduzir os custos no treinamento.

  • Auxiliar o cliente

Muitas vezes o consumidor se sente perdido na escolha de algum produto ou marca. A utilização da realidade aumentada pode ser um grande aliado para atrair e manter o cliente na empresa. Ela pode ser usada na simulação para a escolha de algum móvel, ou da cor de uma tinta, provar roupas e produtos de beleza ou experimentar um quarto de hotel, por exemplo.

  • Manutenção e reparo

A realidade aumentada permite que um técnico consulte instruções em tempo real e acompanhe dados visualmente de forma simples, sendo possível também realizar manutenção à distância, se necessário.

  • Acompanhamento de produção

A utilização desse recurso tecnológico em uma fábrica ajuda no compartilhamento rápido e prático de informações por todos os setores.

Os gestores e funcionários podem avaliar em tempo real como está indo o andamento da produção, a produtividade dos colaboradores e o rendimento das máquinas. Além de acompanhar, também é possível notar com antecedência algum problema durante a criação ou produção de qualquer item.

Visando esses benefícios, várias organizações estão desenvolvendo uma gestão da inovação capaz de abarcar a realidade aumentada e outras tecnologias de alto impacto.

Para quem sente dificuldade na sua implementação, ou não quer fazer grandes mudanças logo de início, uma boa opção que o ajudará a avançar nesse caminho é a inovação aberta, buscando parceiros como startups e universidades para desenvolver as soluções adequadas ao seu desafio.

Como inovar com a realidade aumentada?

O primeiro passo para começar a utilizar a realidade aumentada de forma que traga bons resultados é formular um projeto. Nesse plano serão definidos os resultados que se esperam, para que a aplicação tenha um referencial de sucesso. É preciso saber para que a tecnologia será usada.

O projeto deve ser executado seguindo a programação. Para obter um planejamento bem feito é importante concentrar a atenção nas premissas e restrições; as hipóteses consideradas verdadeiras a princípio e os fatores que podem delimitar o projeto.

Podemos definir as premissas usando a ideia de risco calculado. Em nenhum projeto sabemos exatamente o que vai acontecer, por isso traçamos cenários para serem confirmados (ou não) mais à frente. Já as restrições vão incluir prazo, orçamento, tamanho da equipe, acesso já existente à tecnologia (para pesquisa e desenvolvimento), normas técnicas e assim por diante.

Combinados, estes dois conjuntos vão definir o melhor curso de ação para o projeto – o caminho ideal até o destino planejado. Eles geram redução nos custos e agilidade na entrega, fundamentais para se manter competitivo atuando num cenário de mudanças rápidas.

Você pode aplicar estes referenciais a áreas como:

Médicos e corpo clínico

No campo da saúde, médicos terão acesso ao histórico do paciente de forma simplificada e em tempo real. A anatomia humana pode ser analisada por um ponto de vista digital, auxiliando na realização de procedimentos e diminuindo os riscos. A capacitação em equipamentos passa a ser totalmente imersiva, com aprendizagem na prática.

Engenharia clínica e manutenção

Os profissionais terão uma visão de raio-X de equipamentos, será possível visualizar o interior dos ativos sem a necessidade de abertura do mesmo. A visualização de intercorrências e ficha vida dos equipamentos, serão acessadas em tempo real dentro do ambiente virtual.

Manutenção de equipamentos e prédios

Observar como anda o estado dos equipamentos ou a estrutura das edificações, facilitando o trabalho para a manutenção dos mesmos.

Controle de produção

Mensurar o andamento da produção, visualizando o estado do produto em cada etapa, simplificando a elaboração de uma solução para qualquer problema que surgir.

Conclusão

A utilização da realidade aumentada traz um grande avanço para a indústria, oferecendo benefícios para toda a equipe, auxiliando seus funcionários, melhorando o desempenho e ajudando em diversas funções.

Esse recurso tecnológico aumenta também a produtividade da organização e apoia os gestores no comando da empresa, ajudando a detectar problemas e elaborar soluções mais rapidamente!

0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x