A Importância e o Crescimento do setor de Calibração e Manutenção na área da saúde

Compartilhe:

Sabemos que para todos a confiança é algo extremamente necessário, e isso acaba se tornando algo maior quando o assunto faz referência a equipamentos médicos. Esse fato muitas vezes é esquecido pelos usuários e gestores de instrumentos ou equipamentos de medição. O entendimento da necessidade de avaliar o desempenho de um instrumento ou equipamento de medição ao longo do tempo, é fundamental para a confiabilidade dos resultados de medição e na obtenção da qualidade de produtos e processos.

Por isso, existe a calibração dos equipamentos, que tem como objetivo, minimizar qualquer erro de medição, garantindo a precisão e exatidão do instrumento. No setor de saúde, a calibração de equipamentos médicos é necessária para garantir uma melhor segurança do paciente. O mercado global de serviços de calibração de equipamentos médicos deve ultrapassar US $2,8 bilhões até 2027, crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 6,6% no período da previsão, impulsionado por preocupações crescentes com a segurança do paciente, aumentando o número de empresas de dispositivos médicos.

Vantagens da calibração:

  • O processo de calibração de equipamentos médicos garante que a qualidade de saída do equipamento esteja de acordo com os padrões definidos pela indústria.

  • A frequência de calibração depende de seu escopo e escala de uso. A calibração adequada garante o mais alto nível de precisão para instrumentos médicos, garante melhor segurança do paciente e também reduz custos, tornando-se uma parte crucial do cGMP biomédico e conformidade com os órgãos normativos competentes.

  • Para empresas que fabricam dispositivos médicos, a inspeção preventiva, a manutenção e a calibração dos equipamentos de fabricação e teste podem ajudar a evitar falhas na qualidade do produto.

Equipamentos de calibração

Manutenção de Equipamentos

A precisão dos dispositivos médicos tem um impacto direto na saúde e segurança do paciente, mas também desempenha um papel crucial na determinação do desempenho e da eficiência das instituições de saúde. O que define a representatividade e seriedade das instituições de saúde é a qualidade, e eficiência de seus equipamentos médicos, e isso também é adquirido por meio da calibração.

Como a maioria dos dispositivos médicos é sofisticada, complexa e cara, sua manutenção é uma tarefa muito crítica. A manutenção de dispositivos médicos garante que eles estejam livres de erros e operando com precisão. Além disso, espera-se que seu papel na redução de erros, calibração e risco de contaminação contribua para o crescimento do mercado. Além disso, nos próximos anos, espera-se que cresça a necessidade de conhecimento tecnológico em manutenção e gerenciamento remoto de dispositivos. Essa tendência, por sua vez, deve orientar as decisões estratégicas do setor. 

Além disso, o aumento da receita disponível global, o aumento das aprovações de dispositivos médicos e a crescente adoção de novas tecnologias em países emergentes, devem impulsionar ainda mais as vendas de dispositivos médicos, por sua vez, promovendo a demanda de manutenção. Devido à crescente população geriátrica, maiores gastos são observados com  dispositivos de monitoramento remoto de pacientes . E esses aparelhos requerem maior manutenção, que se espera que continue ao longo do período de previsão, contribuindo assim para a receita do mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Population Reference Bureau em 2019, atualmente, há mais de 52 milhões de pessoas nos Estados Unidos com 65 anos ou mais. Visto que esse número deve aumentar para 61 milhões até 2027. A população geriátrica apresenta uma maior exposição a condições crônicas, como diabetes, câncer e outros distúrbios crônicos do estilo de vida. Hospitais e centros de saúde também contribuem significativamente para a receita de manutenção de equipamentos médicos.

Raíssa Braz

Raíssa Braz

Raíssa Braz é Analista de Marketing de Conteúdo na Arkmeds, em formação do curso de Jornalismo na PUC Minas Coração Eucarístico. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x