Calibração x Ajuste? Entenda a diferença e como elas podem ser aplicadas

Compartilhe:

É muito comum, na execução de procedimentos de calibração e ajustes em equipamentos que fazem determinadas medições, a confusão entre estes termos utilizados. Podemos afirmar que a Calibração e os Ajustes são procedimentos diferentes, porém, interligados em sua essência. calibração x ajuste Assim, o ajuste é feito após a execução da calibração, e após este ajuste o equipamento necessita ser recalibrado. Para esclarecer de forma mais concisa,será necessário apresentar estes conceitos de uma maneira mais aprofundada:

CALIBRAÇÃO

Segundo a definição da RDC 217/2010, Art, 5º, X, Calibração é o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. De acordo com a CICMAC (Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade) algumas observações podem ser feitas:
  • O resultado de uma calibração permite tanto o estabelecimento dos valores do mensurando para as indicações como a determinação das correções a serem aplicadas.
  • Uma calibração pode, também, determinar outras propriedades metrológicas como o efeito das grandezas de influência.  
Todos os equipamentos de medição, com maior ou menor frequência de uso, apresentará erros e possuem uma predisposição à danificar com um determinado tempo. Para manter uma maior confiabilidade em tais medições, é indispensável avaliar a performance destes equipamentos de medição, aplicando assim uma periodicidade, definido de acordo com o uso e a preservação. A maneira mais comum de avaliar o desempenho de um equipamento é através da calibração. Este método pode ser realizado para a avaliação do erro de medição nos instrumentos ou na aquisição do valor efetivo de medidas materializadas, como por exemplo, a quantia efetiva de uma massa-padrão ou a dimensão de um bloco padrão. De maneira mais objetiva, podemos expressar que a calibração é uma comparação com um padrão, que geralmente tem o objetivo de avaliar o desempenho do equipamento e catalogar as informações em um certificado de calibração. Os resultados obtidos em um certificado de calibração são comparados com os requisitos definidos para garantir que o equipamento possa ser utilizado e apresente resultados confiáveis. Este processo envolve uma comparação entre o equipamento de medição e um padrão, tendo melhores requisitos metrológicos. A comparação entre a exatidão do equipamento e a do padrão é conhecida como razão entre as exatidões de teste. No entanto, esta razão não considera outras fontes potenciais de erro do processo de calibração.

AJUSTE

Como definição temos que, ajuste é uma operação executada de maneira corretiva designada a fazer com que um instrumento de medição tenha comportamento adaptável com seu uso. Este ajuste pode ser executado de três maneiras: Automático, semiautomático e manual. Sendo assim, o ajuste, sendo feito internamente ou externamente, consiste em fazer com que o desempenho do equipamento seja igualado ao valor delineado. Também, existem alguns cuidados com relação a execução dos ajustes. Estes, por sua vez, só devem ser feitos se estiverem bem acordados com o cliente de maneira prévia, evitando problemas no processo, que podem acarretar  em custos. Para realizar o ajuste, é necessário realizar a parada do equipamento e abri-lo. Algumas vezes, as peças deverão ser trocadas, solicitando manutenção no equipamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, quando o processo de calibração não é realizado antes do ajuste, informações referente aos erros do equipamento são perdidas, assim como qualquer informação sobre o impacto na qualidade do produto ou processo no qual o equipamento se encontrava. É importante ressaltar também, que um processo de calibração que não apresente mudanças no desempenho ao longo do tempo, não é compatível com a realidade, visto que todo equipamento tende a se degradar e perder parte do seja desempenho com o uso. Agora que você já sabe a diferença entre Calibração e Ajuste, entenda um pouco mais sobre a NBR ISO/IEC 17025 uma das inúmeras normas que tem por objetivo principal garantir a qualidade quanto à calibração. E se você gostou de saber mais sobre como trabalhar com um indicador de desempenho, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber informações como essa direto na sua caixa!
Williamberto Souza

Williamberto Souza

Wiliamberto Souza é Engenheiro Mecânico. Atua na Arkmeds como Consultor Comercial. Sua primeira experiência na área hospitalar foi na COMIS Engenharia Técnica Ltda. atuando em análise de sistemas de controle e automação para a minimização de erros, levantamento de possíveis manutenções e testes, ajustes e balanceamentos em sistemas de ar-condicionado. Foi premiado pela universidade em que cursa com 1º Lugar em Projeto Aplicado à Automação e Controle da Produção. Sua experiência esteve focada em conhecimentos de melhoria de processos e comercial. Acredita que a saúde é o bem mais precioso que o ser humano pode ter. Quando isso é alinhado ao conhecimento, meios para melhor desenvolvimento e melhorias de processo dos equipamentos utilizados para saúde, a expectativa deste bem é ainda maior.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Certificado de calibracao
5 anos atrás

Justo o que eu procurava, obrigada

Categorias

Mais recentes

1
0
Would love your thoughts, please comment.x