A importância da manutenção preventiva de equipamentos médicos

Compartilhe:

Um bom funcionamento de equipamentos médicos e hospitalares é essencial, tanto para médicos, quanto para enfermeiros, e principalmente, para os pacientes. Os aparelhos permitem aos profissionais monitorar com mais precisão a saúde do paciente e ajudam médicos a realizar todos os tipos de funções, desde a sala de emergência à mesa de cirurgia. Saiba mais sobre a importância da manutenção preventiva de equipamentos médicos.

Por que é importante a manutenção preventiva de equipamentos médicos

Quando um equipamento médico falha, a qualidade do atendimento pode cair e até mesmo afetar a saúde e segurança do paciente. É importante ter sempre uma empresa especializada em manutenção de aparelhos médicos a postos, para um pronto reparo caso um dispositivo venha a apresentar defeito.

Mais do que remediar situações de falhas de aparelhos, é importante uma manutenção preventiva. Fazer uma checagem em todos os equipamentos, trocar peças já gastas e reparar danos causados pelo tempo ou pelo desgaste do uso é de extrema importância.

Roteiro de manutenção de equipamentos médicos

Este roteiro de manutenção deve ser simples. Por exemplo:

É preciso ainda que a empresa que prestará este serviço tenha em mãos:

Por que a reparação e a manutenção dos equipamentos médicos são vitais para a saúde geral de seus pacientes

1) Equipamentos médicos mantidos adequadamente são mais seguros

Aparelhos com a manutenção em dia, são mais seguros para os doentes e o pessoal médico. Quando dispositivos são rotineiramente inspecionados e com a manutenção adequada, possíveis problemas podem ser identificados e resolvidos antes do problema fazer o aparelho parar completamente de funcionar.

2) Não trabalhe demais, trabalhe de forma inteligente

Executar a manutenção de rotina em seu equipamento hospitalar, também pode permitir que as instalações possam operar de forma mais eficaz. Através de uma abordagem pró-ativa para a reparação e manutenção de um equipamento médico, você pode agendar um horário para a sua reparação, sem ter que comprometer as necessidades de seus pacientes.

3) Manutenção preventiva aumenta a vida útil dos equipamentos

Essa importância é dada pelo fato de que a manutenção preventiva tem como objetivo o aumento da vida útil do equipamento, que inclui um bom funcionamento, melhor desempenho, maior segurança, e consequentemente, a redução de custos em relação a uma manutenção corretiva, que muitas vezes pode envolver a compra de um novo equipamento, o que pode gerar mais despesas.

4) Poupe dinheiro com manutenção preventiva

A manutenção preventiva pode poupar dinheiro de forma significativa. A substituição completa de um dispositivo ou um reparo de emergência são frequentemente mais caros do que a manutenção de rotina.

Ao assegurar que todo o seu equipamento médico está operando em níveis de pico, você vai ter a certeza de que cada dispositivo dura mais tempo. Isso ajuda a dar-lhes um maior retorno sobre o seu orçamento de investimento para equipamentos de saúde, e ajuda a manter as despesas controladas ao longo do tempo.

Quer saber mais como aprimorar a manutenção preventiva de equipamentos da sua empresa? Elaboramos um e-book gratuito explicando a sua importância e o risco de não cumpri-la. Aproveite e baixe-o  agora!

Thiago Bajur

Thiago Bajur

Thiago Bajur é co-fundador da Arkmeds. Escreveu um livro aos 11 anos de idade, o Zot. Estudou Engenharia de Sistemas Médicos na OVGU, Magdeburg Alemanha. Desenvolveu o primeiro analisador de segurança elétrica automático do Brasil. Já foi Juiz na German RoboCup, maior evento de Robótica do mundo. É Apaixonado por inovação e quer transformar a forma como é vista a Engenharia Clínica.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
7 anos atrás

[…] as manutenções preventivas e calibrações tem um papel muito importante nas ações de diminuição de impactos que poderiam […]

trackback
7 anos atrás

[…] Agora que já sabe como reduzir o tempo em auditorias, entenda a importância da manutenção preventiva de equipamentos médicos. […]

trackback
7 anos atrás

[…] Agora que já sabe como reduzir o tempo em auditorias, entenda a importância da manutenção preventiva de equipamentos médicos. […]

trackback
7 anos atrás

[…]  outro post nosso já falamos bastante do quão importante é a manutenção preventiva tanto para segurança de pacientes e operadores quanto para o financeiro dos hospitais e […]

trackback
7 anos atrás

[…] das manutenções preventivas previstas pelo serviço de engenharia clínica, é importante que o enfermeiro conscientize sua […]

Pablo Lima
7 anos atrás

Obrigado amigo pelas orientacoes, é de grande valia.

Elias
6 anos atrás

Bem interessante.

Categorias

Mais recentes

7
0
Would love your thoughts, please comment.x