5 Vantagens da automatização de equipamentos médicos

Compartilhe:

Temos percebido que ao longo dos anos os avanços tecnológicos na área da saúde tem salvado vidas, além de ser um facilitador em relação a procedimentos médicos e acompanhamento de pacientes. Hospitais contam, hoje, com uma gama enorme de aparelhos e equipamentos de suporte à vida, diariamente, são inúmeros os procedimentos médicos realizados e que utilizam desses equipamentos de ponta para fazer diagnósticos, manter pacientes vivos e auxiliar os profissionais em suas funções, que dependem de atenção especial para aumentar seu tempo de vida útil.
Agora, pense na quantidade de tempo e papel que você gasta fazendo a manutenção sem um processo de automação, pense nas dificuldades enfrentadas por um técnico quanto aos padrões de cada aparelho, a burocracia enfrentada para fechar e assinar cada relatório. É muito tempo e papel gastos, não é mesmo? Sem contar no espaço perdido pelo acumulo de papel.
Pensando em otimizar a manutenção, vida útil, segurança desses equipamentos é que existem softwares que auxiliam técnicos na manutenção, resolvem o problema do acumulo de papeis, diminui o tempo da preventiva, além de serem bem mais precisos em relação a metrologia que é de grande importância para o correto funcionamento dos ativos. Para saber um pouco mais sobre metologia, aqui.

A seguir, vamos listar as vantagens da implantação de sistemas de automatização desses processos.

Equipamentos médico-hospitalares não são simples e para se manterem ativos é preciso suporte especializado.
Equipamentos médico-hospitalares não são simples e para se manterem ativos é preciso suporte especializado.

1. É um facilitador do processo de manutenção de equipamentos

Para cada equipamento há um certo padrão para calibração, medições que devem ser feitas, cuidados que devem ser tomados. Alguns aparelhos tem uma complexidade tecnológica muito grande, o que requer muita atenção, além de ter também um prazo para que seja feita uma preventiva.
Com a automatização, todos esses padrões podem ser pré-cadastrados, facilitando até para futuras manutenções, além de já guardar um histórico do equipamento, de fácil acesso, que é muito importante para um técnico, principalmente, pelo fato de poder entender pelo que o equipamento já passou.
É como no processo de lavar roupas, antes era tudo feito a mão, levava tempo e algo podia dar errado, como por exemplo roupas brancas ficarem rosa. Hoje existem maquinas de lavar e secar que fazem a parte mais complicada. E é isso que um software de automação dos processos faz, a parte complicada e burocrática da manutenção de equipamentos hospitalares.

2. Paperless

Estamos vivendo em uma era tecnológica, onde a informação pode ser acessada de qualquer lugar, em um smartphone ou tablet, ou qualquer aparelho com suporte a internet. É um momento onde tudo pode ser alcançado com uma rapidez fluida e ao se tratar de vidas, a agilidade é fundamental. Um exemplo disso temos o compartilhamento por nuvem, onde você pode acessar um documento de qualquer lugar e ainda compartilha-lo com outras pessoas, bem prático, não é mesmo?!
A quantidade de documentos e relatórios relacionados aos equipamentos hospitalares é muito alta e precisam ser armazenados durante muito tempo, gerando uma enorme dificuldade e custos quanto a organização. Com a automatização dos processos a necessidade de uso de papel é zero, as assinaturas são digitais, gerando aos hospitais e técnicos envolvidos maior economia de tempo, com a digitalização o armazenamento pode ser feito na nuvem, facilitando a organização e localização dos documentos, além de resolver o problema do acumulo de papeis. Estudo realizado pela KPMG Internacional revelou que quase 50% das empresas consultadas opta pela adesão à computação em nuvem principalmente pela diminuição de custos.

Estudo realizado pela KPMG Internacional revelou que quase 50% das empresas consultadas opta pela adesão à computação em nuvem principalmente pela diminuição de custos.
Quase 50% das empresas opta pela adesão à computação em nuvem principalmente pela diminuição de custos.

3. Rapidez nas manutenções e auditoria

Mais uma vez batemos na tecla do tempo, nesse ramo da saúde, o tempo é primordial em qualquer processo, seja uma um diagnostico, num tratamento ou uma cirurgia. E a rapidez nos processos de manutenção e auditorias são extremamente necessários.
Os EMH (Equipamentos Médicos Hospitalares) são, geralmente, equipamentos caros, que precisam de atenção especial quanto a manutenção para evitar quaisquer imprevistos e falhas no funcionamento, portanto a manutenção preventiva é essencial para manter tudo em pleno funcionamento. A automação das medidas de prevenção e calibração podem ser até 60% mais rápidas, isso evita, acima de tudo, que o equipamento fique parado muito tempo durante a checagem. As ordens de serviço podem ser abertas com facilidade através do software, além de poder ser acompanhada em tempo real, tudo para agilizar o processo.

Quanto a auditoria, sabemos que ela é a avaliação dos processos, e para que um auditor possa fazer o seu trabalho é necessário que ele tenha acesso às informações dos equipamentos, ordens de serviços, ficha-vida, tudo que se refere àquele equipamento. Fazendo uso de um software de manutenção todos os documentos referentes aos equipamentos poderão ser facilmente localizados no servidor, sem ter aquela perda de tempo em procurar por pastas e papeis físicos, gerando praticidade e rapidez, também nas auditorias.

4. Controle do parque tecnológico

Pense em uma instituição de saúde com centenas de equipamentos, todos eles precisam passar por preventivas de tempos em tempos, imagine o trabalho para localizar cada equipamento, saber em qual setor cada um se encontra, se esta desativado ou não. Isso leva tempo e a automação da manutenção ajuda e muito em relação a esse problema. O fato é que os equipamentos, para que se tenha pleno controle, deverão estar cadastrados, gerando informação de onde ele se encontra, qual a situação de uso, se estão com algum defeito ou não, se é preciso fazer alguma troca ou não. Isso faz com que o hospital e afins tenham conhecimento do seu parque tecnológico, facilitando os processos.
Veja a seguinte situação.
Nesse tempo seco e frio várias pessoas com problemas respiratórios dão entrada no seu hospital e você precisa realocar um ventilador pulmonar, mas não tem certeza de qual está em uso e qual não está. Percebe o trabalho que daria para encontrá-lo e saber de sua situação? Então, um software de automação já lhe daria a informação necessária sobre o equipamento, sua situação e localização, poupando tempo e garantindo um bom atendimento ao paciente.

Com o parque tecnológico controlado a eficiência nos processos é maior.
Com o parque tecnológico controlado a eficiência nos processos é maior.

5. Segurança para o paciente

Uma das vantagens mais importantes desse processo de automação é a segurança para o próprio paciente. Levando em consideração que ele é um dos maiores afetados pelo mau funcionamento de algum equipamento. Uma preventiva feita em tempo correto, tomando os cuidados necessários, além de fazer com que os aparelhos continuem em pleno funcionamento, evitando uma parada repentina, ou uma desregulagem em meio a um procedimento, também evita a perda de vidas. Sem contar que, as calibrações feitas manualmente tendem a ser menos precisas e com menor nível de confiabilidade, e um software de manutenção faz os cálculos de modo automático e com maior exatidão, o que fornece muito mais seguridade nos processos.
Voltamos ao exemplo dado anteriormente, onde toda a agilidade e precisão de uma manutenção, preventiva ou corretiva, garante a segurança do cliente, assegura que os equipamentos não irão falhar e estarão sempre de fácil acesso.

Viu como a automação da manutenção de equipamentos hospitalares pode ajudar e muito na otimização dos processos?!
A implantação de softwares de automação é simples, requer, é claro, dedicação para aprender o software e torná-lo parte do dia a dia do hospital, mas depois de implantado a facilidade e rapidez com que os processos serão executados trará inúmeros benefícios à instituição.

Ficou curioso?

Então entre em nosso site, conheça um pouco mais sobre o software que nós, da Arkmeds, desenvolvemos justamente para proporcionar todas essas vantagens.

Tem mais dúvidas sobre as vantagens de automação dos processos de manutenção de equipamentos médicos? Use os comentários e deixe suas perguntas!

Thiago Bajur

Thiago Bajur

Thiago Bajur é co-fundador da Arkmeds. Escreveu um livro aos 11 anos de idade, o Zot. Estudou Engenharia de Sistemas Médicos na OVGU, Magdeburg Alemanha. Desenvolveu o primeiro analisador de segurança elétrica automático do Brasil. Já foi Juiz na German RoboCup, maior evento de Robótica do mundo. É Apaixonado por inovação e quer transformar a forma como é vista a Engenharia Clínica.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cleiton
6 anos atrás

Gostei.

Danilo
6 anos atrás

Gostei.

Categorias

Mais recentes

2
0
Would love your thoughts, please comment.x