4 tendências tecnológicas para a área da saúde!

Compartilhe:

A tecnologia tem impactado significativamente a área da saúde. Há alguns anos, por exemplo, não era possível fazer diversos procedimentos cirúrgicos sem uma grande intervenção no paciente. Hoje em dia, por outro lado, fazer uma grande operação em um paciente por conta de um aneurisma, por exemplo, é impensável. Cateteres com câmeras são capazes de, através de um pequeno acesso em algum vaso do paciente, chegar ao cérebro e impedir um AVC.

O mais interessante é a tecnologia trazendo inovações para todas as áreas da saúde, desde a gestão hospitalar até as cirurgias e tratamentos de alta complexidade, passando, ainda, pela medicina diagnóstica e imagem, por exemplo.  

Até mesmo áreas consideradas alternativas se beneficiam com aplicativos que ajudam o paciente a manter bons hábitos alimentares, a meditar com frequência e a utilizar de forma adequada a fitoterapia. Confira, então, algumas tendências tecnológicas para a área da saúde:

Realidade virtual

A realidade virtual pode ser utilizada de diversas formas na área da saúde. Por exemplo, cirurgiões do Hospital Perpetuo Socorro, na Espanha utilizaram óculos de realidade virtual para diversas funções:

  • Reproduziam sons de música clássica e imagens de galáxias e constelações para os óculos do paciente, que manteve seus batimentos cardíacos e pressão mais controlados;
  • Transmitiam para mais de 150 médicos as imagens da cirurgia através dos óculos do chefe da equipe médica.

Esses óculos estão sendo utilizados também para o treinamento cognitivo-comportamental de paciente que sofrem de estresse pós-traumático. Ao transmitirem para os óculos do paciente imagens relacionadas ao evento traumatizante, eles o ajudam com técnicas para controlar o comportamento e o pensamento que tanto aterrorizam.

Testes genéticos e marcadores para o câncer

Imagine três possibilidades:

  • Saber as chances genéticas antes de ter câncer, mesmo antes de ele surgir;
  • Descobri-lo, quando ainda atinge poucas células, assim como se faz um exame de glicemia;
  • Elaborar um tratamento específico para as características do câncer.

Tudo isso, provavelmente, será possível nas próximas décadas. Há cânceres com forte componente genéticos, cujas chances de desenvolvimento diminuem caso o paciente possa receber um tratamento preventivo orientado antes mesmo de desenvolvê-lo. 

Os marcadores são moléculas específicas que surgem nas superfícies das células cancerígenas ou na corrente sanguínea e podem indicar o surgimento de uma célula cancerígena antes mesmo que ela se multiplique rapidamente. 

Os tratamentos também serão mais específicos, pois, analisando a genômica das células cancerígenas, será possível estabelecer qual é o tratamento mais específico para aquele câncer. Hoje em dia, a tecnologia já é utilizada para saber se, em alguns tipos de câncer de mama, é melhor a quimioterapia isolada ou em administração conjunta com hormônios. 

Aplicativos voltados para o paciente

Muitas vezes o profissional de saúde tem uma conduta perfeita e indica o tratamento correto para o paciente. Porém, então, enfrentará o desafio de fazer com o que o paciente o siga. Os aplicativos podem ajudar bastante nessa hora, pois lembrarão o paciente de tomar a medicação na hora correta, de seguir a dieta recomendada e etc. 

Há a possibilidade de compartilhar essas informações com o profissional em alguns aplicativos, permitindo, assim, que ele possa reforçar o tratamento.

Softwares de gestão para engenharia clínica

Ao contrário do que a televisão e a mídia sempre enfatizam, um hospital não é somente um lugar de consultas e emergências médicas. Nos bastidores, agem atores essenciais, que permitem o trabalho eficaz do médico. Afinal, como identificar quantos técnicos são necessários para corrigir problemas de forma eficiente? Como evitar a parada de procedimentos cirúrgicos por falhas em equipamentos? Como avaliar se um equipamento deve ser desativado ou não? Como fazer a gestão de evidências de forma mais fácil? Como avaliar a produtividade da engenharia clínica.

Todas essas perguntas são administradas por gestores e engenheiros clínicos. Para uma gestão otimizada da engenharia clínica, é essencial que eles utilizem softwares de gestão capazes de responder e analisar facilmente os dados acima, por exemplo!

Está vendo como a tecnologia tem trazido inovações em todos os processos dentro de um hospital? Muitas pessoas pensam em equipamentos incríveis para cirurgias e imagens, no entanto, a inovação tecnológica pode vir de formas muito mais simples.

Você já se beneficiou de alguns desses recursos? Comente no post e conte para nós!

Thiago Bajur

Thiago Bajur

Thiago Bajur é co-fundador da Arkmeds. Escreveu um livro aos 11 anos de idade, o Zot. Estudou Engenharia de Sistemas Médicos na OVGU, Magdeburg Alemanha. Desenvolveu o primeiro analisador de segurança elétrica automático do Brasil. Já foi Juiz na German RoboCup, maior evento de Robótica do mundo. É Apaixonado por inovação e quer transformar a forma como é vista a Engenharia Clínica.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
7 anos atrás

[…] mundo que também já se tornaram reconhecidos pela altíssima reputação que conquistaram. Os bons resultados obtidos em procedimentos e as descobertas inovadoras feitas por meio de pesquisas e estudos vêm ajudando a elevar a qualidade do ranking dos melhores […]

trackback
7 anos atrás

[…] e clínica, que fará a análise dos equipamentos existentes no mercado e definirá a melhor tecnologia, conforme a relação custo x […]

Pedro
6 anos atrás

Achei muito legal o artigo. Trabalho em uma loja de produtos hospitalares e li muitos artigos legais relacionados ao setor, parabéns e não parem. O nome da loja que eu trabalho é Soma Saúde (http://somacomercial.com.br/).

Bom dia a todos!

Nathalia Mazotti
Reply to  Pedro
6 anos atrás

Olá Pedro!
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo. Continue lendo os artigos e divulgando aos colegas. A opinião de vocês é muito importante para nós!
Abraços

Categorias

Mais recentes

4
0
Would love your thoughts, please comment.x