Selo de qualificação ONA: Cenários e Oportunidades

Compartilhe:

Está previsto para outubro de 2021 o lançamento do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A revisão traz novidades como novas seções, padrões e requisitos. Contando com a efetiva participação de mais de 100 profissionais, essa se fez a revisão mais estruturada e a mais aguardadas pelas organizações de saúde.

O novo manual já vem sendo amplamente discutido na área de saúde por meio de encontros virtuais, cursos de pré-lançamento e muito movimento nas redes sociais. De acordo com a ONA, “a ideia é que as organizações acreditadas, conquistem uma maturidade muito maior, com modelos de gestão eficientes, maior consistência nos processos e maior segurança para os pacientes.”

A certificação ONA segue em franco crescimento em todo o país, tendo alcançado, em setembro de 2021, a marca de 888 instituições acreditadas. Essas instituições já começam a se estruturar para atender aos novos padrões e requisitos do manual.

Para estruturar modelos de gestão coerentes com os padrões ONA, dentre outras tantas práticas de qualidade e segurança, as organizações precisam assegurar uma efetiva gestão dos serviços terceiros. A qualificação e avaliação dos fornecedores é, pois, atribuição inquestionável das organizações acreditadas.

Empresas prestadoras de serviços que aderem ao processo de acreditação demonstram maturidade em seu modelo de gestão, entendimento e atendimento às demandas das instituições de saúde, estabelecimento de relações éticas, transparentes e confiáveis, capacidade de atender aos níveis de acordo entre serviços, atendimento aos requisitos legais, organização e aprimoramento de processos.

A ONA possui um selo de qualificação específico para empresas prestadoras de serviços para a saúde. Organizações que aderem ao processo de qualificação do selo demonstram responsabilidade e comprometimento com a segurança, e com a melhoria do sistema de saúde e, portanto, aumentam sua qualificação para prestar serviços para hospitais, clínicas e outras organizações acreditadas.

O número de prestadores acreditados ainda é pequeno, frente aos benefícios da qualificação para a melhoria dos processos internos e relação com os serviços clientes.

Sem dúvidas, uma maior aderência dos prestadores de serviços a processos de qualidade e segurança impactaria positivamente no sistema de saúde como um todo, afinal, “somos tão fortes, quanto o nosso elo mais fraco”.

Alinhe à sua empresa à essa tendência e aumente suas chances de sustentabilidade. 

Quer saber mais sobre o selo de qualificação? Pergunte-nos a respeito!

Raíssa Braz

Raíssa Braz

Raíssa Braz é Analista de Marketing de Conteúdo na Arkmeds, em formação do curso de Jornalismo na PUC Minas Coração Eucarístico. Atua com produção de conteúdo no blog, nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e materiais completos da Arkmeds e do Instituto E-Class, com o objetivo de transmitir informações assertivas e úteis para quem precisa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x