Ter um gestor em cada área de uma instituição é de suma importância para o andar dos processos internos.
Um gestor é responsável por elaborar planos e propósitos com o intuito de trazer resultados específicos para a empresa, e crescimento para o seu setor.
Ser gerente, não é tarefa fácil, e ser um bom gerente é ainda mais difícil, porém é prazeroso e é uma função que nunca o deixará entediado.
Hoje vim falar sobre responsabilidades e habilidades que um gestor de manutenção de destaque precisa ter.
Então, vamos lá!
Responsabilidades e habilidades
Começando pelas habilidades, separei três que no meu ponto de vista são essenciais.
Habilidades humanas
Essas estão associadas ao relacionamento com sua equipe e outros setores. Um bom gestor, precisa ter um bom relacionamento. O gestor trabalha com pessoas, e ele precisa saber ouvir, motivar e influenciar de maneira a extrair o melhor de cada um.
Habilidades Conceituais
As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, tomar decisões, interpretar cenários econômicos, planejar o futuro, traçar meios mais eficazes de alcançar objetivos. Um bom gestor busca capacitação constante, servindo de exemplo para os demais.
Habilidades Técnicas
Quando falamos em habilidades técnicas, seria o conhecimento. É ter conhecimento o suficiente, para poder passar e ser exemplo para sua equipe. Tais habilidades podem ser aprendidas em curso ou pela experiência diária. Gestores capacitados, competentes e com habilidades para se relacionar, possuem uma alta autoridade para delegar e cobrar tarefas.
Como podemos perceber, o gestor de manutenção precisa conciliar atividades operacionais e responsabilidades estratégicas. É preciso ficar atento a detalhes, garantindo que as operações do dia-a-dia funcione sem problemas.
E as responsabilidades, quais são?
Um gestor de manutenção tem responsabilidades que são bem definidas e que ao mesmo tempo envolvem várias áreas dentro da empresa. Ele é responsável por manter as operações em dia, gerenciando e supervisionando todas as atividades relacionadas à manutenção.
Eu poderia falar dezenas de responsabilidades, porém vou falar sobre 4 que precisam ser muito bem executadas.
Controlar custos
Em geral, o setor de manutenção de manutenção é visto como um centro de custos. Cabe, portanto, ao gerente, juntamente com os outros responsáveis, realizar um orçamento enxuto e eficiente. Só dessa maneira será possível mudar essa mentalidade em relação ao setor.
Gerenciar contratos com terceiros
Dentro do setor de manutenção existem diversos contratos com fornecedores e prestadores de serviço. O gestor precisa ter esse gerenciamento a vista, tendo o controle de informações como orçamento, prazos, entregas e muito mais.
Organizar cronogramas
O gestor precisa ter em vista os planos de manutenção e reparo de equipamentos e instalações, monitorar a execução, a eficiência e a pontualidade com que os técnicos realizam as tarefas, além de ter esse indicadores de desempenho em tempo real.
Organizar a ficha vida dos equipamentos
Armazenar documentos referente ao equipamento, recomendações do fabricante, garantias, materiais, diagramas, dentre outras. Tudo isso de maneira que seja fácil de encontrar e nada se perca.
De modo geral, o gestor de manutenção é responsável por supervisionar todo o trabalho relacionado à manutenção, gerindo uma equipe de técnicos, fazendo com que todas as operações de manutenção sejam realizadas adequadamente.
Ser gerente de manutenção é saber equilibrar as habilidades e as responsabilidades. O papel do gestor de manutenção, não é tarefa fácil, porém hoje no mercado encontramos várias ferramentas que auxiliam esse trabalho, trazendo um acompanhamento mais rápido e fácil, onde o gestor pode manter todo o processo à vista.
Por isso, muitos gestores têm recorrido à tecnologia para ajudar na otimização dos processos. Uma das ferramentas utilizadas é o software, que têm sido adota por vários hospitais.
Quer entender melhor? Leia também esse artigo sobre como o software gestão da manutenção influencia na eficiência da empresa.