19 motivos para adquirir HOJE um software de manutenção

Compartilhe:

Muitas empresas recorrem ao software de manutenção para obter ajuda quando cansam de gerenciar seu parque tecnológico usando um sistema arcaico de checklists em papel, incontáveis planilhas do Excel, documentação duplicada de rastreabilidade de ativos e outras ineficiências comuns.

Embora esses já sejam ótimos motivos para procurar um software de manutenção, os benefícios vão muito além disso.

Por esse motivo, decidimos criar uma lista abrangente de benefícios que explicam por que qualquer empresa desse setor deve considerar o uso de um software específico para a gestão das manutenções a fim de  melhorar significativamente suas operações.

Dividimos essa lista em 4 grandes grupos:

  1. Redução de custos
  2. Gestão de ativos e estoque
  3. Melhorias de fluxo de trabalho
  4. Relatórios e rastreabilidade

Então, vamos lá!

Redução de custos

1- Reduza o tempo de inatividade do equipamento e as paradas não planejadas

Uma equipe de manutenção bem-sucedida não deve se concentrar apenas em manutenções corretivas à medida que surgem, mas em realizar ações preventivas para prever e evitar possíveis falhas. Isso fica muito mais simples com o auxilio de um software de manutenção.

2- Reduza horas extras

Menos tempo de inatividade se traduz automaticamente em menores despesas com horas extras. Quando seus ativos são mantidos em perfeitas condições, há menos chances de qualquer tipo de avaria, resultando em que sua equipe não precise trabalhar horas extras para colocar um ativo crítico em funcionamento.

3- Prolongue a vida útil de seus ativos

Por meio de uma estratégia de Manutenção Preventiva adequadamente implementada, você pode garantir que seus ativos estejam sempre funcionando com eficiência. Como efeito geral, você aumenta a longevidade de seus ativos.

4- Melhore seu orçamento

Outro recurso muito útil para reduzir seus custos gerais de manutenção é a capacidade de prever custos antecipadamente e usar essas informações para melhorar seu orçamento.

A revisão de todos os custos anteriores relacionados a materiais, recursos e atividades de reparo fornecerá informações suficientes para estimar com precisão os custos futuros.

Isso significa que você pode criar um orçamento eficaz, garantindo que seus recursos sejam alocados da melhor maneira possível.

Gestão de ativos e estoque

5- Otimize os níveis de estoque

Um bom sistema de gestão de manutenção ajudará você a otimizar seus níveis de estoque, observando padrões de consumo de material e ajustando os pedidos de suprimentos de acordo com a demanda.

6- Elimine erros humanos por meio de rastreabilidade automatizada

Erros humanos custam caro, por isso se livre deles.

Execute tudo, desde rastreabilidade, gravação de informações até monitoramento automático, sem intervenção humana.

Com dados altamente precisos e confiáveis, a necessidade de realizar verificações manuais de inventário diminui significativamente.

7- Rastreie todo o histórico dos ativos

Uma visão completa do histórico de um ativo, juntamente com suas ordens de serviço, durante todo o ciclo de vida de cada peça do equipamento, coloca você no caminho de um plano de manutenção perfeitamente otimizado, respondendo a algumas perguntas muito importantes.

8- Diagnostique problemas mais rapidamente

Com acesso imediato a informações críticas sobre ativos, você pode identificar e diagnosticar problemas muito mais rapidamente e com maior precisão.

E ai, já percebeu a importância de um bom software de manutenção?

Preparamos um guia de como você deve fazer para escolher o melhor software de manutenção. Baixe ele aqui:

Vamos dar continuidade a lista!

Melhorias de fluxo de trabalho

9- QR Codes para facilitar a identificação

O QR Code ajuda a identificar rápida e facilmente seu parque tecnológico. Você pode reduzir as tarefas manuais de entrada de dados e reduzir os custos usando a tecnologia para conectar suas ordens de serviço, ativos, peças sobressalentes e chamados.

10- Melhore a comunicação entre a sua equipe

A plataforma pode ser usada como uma ferramenta de comunicação eficiente, que mantém sua equipe na mesma sintonia.

Os gerentes podem alterar rapidamente as prioridades de trabalho, ordens de serviço e datas de vencimento e comunicá-las rapidamente a toda a equipe.

11- Compreenda necessidades futuras

Assim como no gerenciamento de inventário, o amplo espectro de dados em seu software de manutenção ajuda a entender suas necessidades futuras, para que você possa organizar, automatizar e simplificar adequadamente suas operações de manutenção.

12- Acompanhe o progresso do trabalho de qualquer lugar, a qualquer momento

A verdadeira capacidade de rastrear o progresso do trabalho de qualquer lugar, a qualquer momento, só pode ser totalmente utilizada com um software de manutenção que oferece suporte a vários dispositivos móveis.

Sua produtividade aumentará exponencialmente quando você não estiver restrito ao seu escritório, tentando acompanhar o andamento de todo o trabalho de manutenção de sua equipe.

13- Diminua o tempo de resposta

Todos sabemos que falhas em ativos críticos podem resultar em milhares de reais em prejuízos a cada hora em que o equipamento não está disponível.

Isso por si só deve ser o motivo suficiente para colocar um esforço extra na melhoria do tempo de resposta da sua equipe de manutenção.

14- Elimine a papelada desnecessária

O software de manutenção elimina a necessidade de papelada desnecessária e economiza inúmeras horas de trabalho manual e entrada repetida de dados.

15- Melhorar a prestação de contas

Acompanhe o progresso, o status, os atrasos, os custos e o tempo gasto por cada ordem de serviço a quem está atribuído.

Ao contrário da abordagem tradicional de manutenção baseada em papel, o software de manutenção não permite que o trabalho seja “perdido” ou “esquecido”.

16- Implemente facilmente sua estratégia de manutenção preventiva

Um bom software de manutenção reduz bastante o tempo necessário para configurar e gerenciar uma estratégia de manutenção preventiva.

Você pode usar o sistema para gerar rapidamente agendamentos automatizados com instruções e diretrizes detalhadas.

Relatórios e rastreabilidadade

17- Encontre tendências e médias das manutenções

Seu dashboard apresenta vários indicadores com rastreamento em tempo real.

Ele combina todos os dados históricos salvos com uma poderosa ferramenta analítica que ajuda a identificar diferentes tendências e padrões.

18- Elimine o desperdício de manutenção preventiva

Embora a adoção de ações preventivas seja recomendável, o gasto excessivo de recursos com esse tipo de manutenção está longe de ser o ideal.

Os dados de desempenho do ativo informa quantas vezes o equipamento quebrou.

Se você encontrar um ativo que nunca enfrenta problemas, existe a possibilidade de você estar fazendo manutenção preventiva desnecessária nele. É isso que queremos dizer com “desperdício de manutenção preventiva”.

19- Garanta a conformidade com os padrões regulatórios

Por fim, o software de manutenção garante que você cumpra os padrões regulamentares.

As empresas envolvidas na área da saúde precisam criar um ambiente de trabalho seguro e confiável que atenda aos padrões exigidos.

Um software de manutenção ajudará você a se preparar para qualquer auditoria recebida por meio da geração detalhada de relatórios.

Concluindo

Como você pode ver, é uma lista extensa que mostra como um software de manutenção traz inúmeros benefício.

No entanto, é importante observar que nem todo sistema pode trazer todos os benefícios mencionados acima.

Eu te convido a conversar com um de nossos consultores para que ele te mostre como o software de manutenção da Arkmeds consegue entregar todos os pontos citados para mais de 300 parceiros por todo o país!

Basta solicitar uma avaliação gratuita no link abaixo:

Quero conhecer o software de manutenção da Arkmeds

0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x