Entenda a importância da confiabilidade metrológica de EEMs

Compartilhe:

A confiabilidade metrológica é obrigatória para desenvolver qualquer atividade em que esteja envolvida a medição, em especial quando é necessário obter números confiáveis como resultado dessa medição, por exemplo, na área de saúde.

Para que os resultados da medição sejam precisos, é necessário que os equipamentos estejam bem calibrados, além também de requerer procedimentos e rotinas apropriadas para isso.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da confiabilidade metrológica para equipamentos eletromédicos.

O que é metrologia e qual a importância da confiabilidade metrológica

Com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da informática, houve uma grande aceleração na evolução de equipamentos médicos, tornando-os mais complexos, e por consequência, mais difíceis de detectar mal funcionamentos ou erros de medição por meio de uma simples inspeção.

Por causa disso, surgiu a Metrologia, uma ciência que estuda a medição mais precisa, com a finalidade de garantir a qualidade de produtos e serviços por meio da calibração dos instrumentos. Dessa forma, é garantida a conformidade destes objetos de estudo para que funcionem de forma desejável.

A metrologia é apresentada de 3 formas:

  • Científica

Que tem por foco a medição de instrumentos médicos e laboratoriais, bem como pesquisas e metodologias científicas.

  • Industrial

Relacionada a processos de produção industrial, para garantir a qualidade dos produtos.

  • Legal

Destinada aos sistemas de medição da área de saúde, de segurança e do meio ambiente.

Dessa maneira, a metrologia confere maior confiabilidade aos sistemas de medição para que a parte técnica seja cumprida com precisão.

Por que é importante a confiabilidade metrológica de equipamentos eletromédicos?

A confiabilidade metrológica dos equipamentos eletromédicos garante a segurança de seus diagnósticos e de tratamentos. Por outro lado, também pode indicar quando um instrumento passa a mostrar resultados incorretos, o que pode ser uma ameaça à saúde do paciente. Sendo assim, a metrologia é utilizada para reduzir este problema.

Os equipamentos médicos para realização de exames e medições são essenciais para o diagnóstico e tratamento correto dos pacientes. Desta forma, estas medições devem ter um alto padrão de precisão, visto que uma mínima alteração pode resultar em um diagnóstico incorreto, prejudicando o paciente.

Temos, por exemplo, a medição da pressão arterial, que é um parâmetro para diagnóstico de hipertensão e doenças cardiovasculares. A medição da pressão arterial é realizada por um aparelho chamado esfigmomanômetro.

Um estudo feito pelo Inmetro, em 1997 em alguns hospitais de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio, mostrou que 61% dos aparelhos de medição de pressão verificados apresentavam erros que diagnosticavam os pacientes erroneamente como sendo hipertensos.

Hoje, com o avanço da tecnologia em união com a medicina, houve a criação de aparelhos mais eficientes e que realizam diagnósticos mais precisos e com mais agilidade, o que garante eficiência no tratamento.

Por meio de um controle mais preciso, é possível gerar uma confiabilidade metrológica que permite um tratamento mais eficaz aos pacientes, o que diminui até mesmo os custos na área de saúde. Dessa forma, o atendimento ganha em qualidade e os profissionais de saúde podem confiar que os tratamentos recomendados estão sendo eficazes.

Não deixe de assinar a Newsletter da Arkmeds e ficar por dentro dos novos artigos que são lançados. 

Tem alguma dúvida sobre meu artigo? Deixe um comentário e iremos te ajudar!

Thiago Bajur

Thiago Bajur

Thiago Bajur é co-fundador da Arkmeds. Escreveu um livro aos 11 anos de idade, o Zot. Estudou Engenharia de Sistemas Médicos na OVGU, Magdeburg Alemanha. Desenvolveu o primeiro analisador de segurança elétrica automático do Brasil. Já foi Juiz na German RoboCup, maior evento de Robótica do mundo. É Apaixonado por inovação e quer transformar a forma como é vista a Engenharia Clínica.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x