Desfibrilador x Cardioversor – Você sabe as diferenças?

Compartilhe:

Seu coração neste momento está se contraindo para dar fluidez ao sangue no seu corpo…

 e o que leva ele a funcionar desta forma?

 Trata-se da condutividade elétrica que seu coração possui.

Uma desconfiguração deste sistema elétrico corporal pode ocasionar, por exemplo, uma arritmia cardíaca.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% dos óbitos no Brasil. São números expressivos que indicam que é o motivo do principal motivo de morte no país. 

Está tudo bem com o coração aí para continuar lendo o texto, né?

Espero que sim! 

A desconfiguração mencionada anteriormente nada mais é que a irregularidade na pulsação cardíaca.

E este compasso do coração pode ser retomado através de tecnologias médicas. 

Entenda agora como essa tecnologia salva vidas ao redor do mundo!

O que nos dá suporte? 

O estudo da fibrilação (batimentos do coração sem ritmo) passou por várias fases até chegarmos ao estágio avançado no qual se encontra hoje, desde a evolução do entendimento das patologias e fisiologias a criação de dispositivos que contribuem na sustentação de vidas.

E algumas das tecnologias desenvolvidas para apoiar a cardiologia são os cardioversores e desfibriladores. Estes equipamentos fazem uso da eletricidade, para fazer descargas de elevadas intensidades e assim conseguir fazer a despolarização das fibras cardíacas.  

O que difere um cardioversor de um desfibrilador?

O desfibrilador aplica uma corrente contínua no músculo cardíaco. Esta corrente elétrica não é sincronizada,  o que de maneira agrupada despolariza as fibras envolvidas do miocárdio. Este procedimento proporciona a regularização do ritmo do coração, como se reiniciasse  os batimentos cardíacos após a descarga.

A utilização do desfibrilador é recomendada em situações ainda mais complexas, com alto risco de vida, como taquicardia. desfibrilador

O cardioversor funciona de forma semelhante, porém, a corrente elétrica é sincronizada, no qual o equipamento está preparado para perceber a frequência cardíaca e aplicar a carga de maneira simultânea. 

O uso do cardioversor certamente envolve condições graves do paciente, porém em um estado mais tênue, onde o profissional da saúde possui uma margem de tempo maior para reverter a situação. 

Quais são os tipo de desfibriladores e cardioversores 

Cardioversor desfibrilador implantável

É um dispositivo implantado diretamente no corpo, embaixo da clavícula. Assim que detecta uma arritmia ele dispara o choque elétrico.

Desfibrilador Wearable

Se trata de um dispositivo não invasivo, no qual o paciente veste, como se fosse uma camiseta com um aparelho anexado. Este mesmo monitora e realiza as devidas descargas de acordo com a necessidade. 

Desfibrilador externo automático (DEA) 

Este equipamento é transportável e assim como os outros possibilita reverter o descompasso do coração. 

Onde desfibriladores e cardioversores estão presentes?

Os municípios são rígidos quanto a presença de um desfibrilador em locais com grande concentração ou circulação  de pessoas, como shoppings, estações de metrô, clubes, aeroportos, além dos próprios estabelecimentos de saúde, assegurando por lei a obrigatoriedade de ter um equipamento desfibrilador.

Até outubro de 2019 o Ministério da saúde irá investir cerca de 5,8 milhões em desfibriladores para equipar mais de mil ambulâncias. 

desfibrilador no shopping

Imagine quantos existem em todo território nacional ou até mesmo somente na sua região.

Vale lembrar que cada um deles precisa estar em bom estado para quando forem solicitados contribuírem com o salvamento dos pacientes de maneira eficiente.

Manutenções e calibrações são necessárias

Visto o impacto destes aparelhos na vida dos pacientes é necessário manter um processo de manutenção bem estruturado, com cronogramas fiéis de calibrações, e a importância da própria calibração dos desfibriladores e cardioversores acontecerem de forma confiável. 

Certificar metrologicamente os dispositivos de reversão de arritmias é um serviço necessário e recorrente. Essa certificação consiste na avaliação de desempenho de parâmetros como tempo de carga, tensão e corrente, através de um analisador padrão de desfibrilador para comprovar a conformidade do aparelho. 

Essas práticas fazem parte dos cuidados necessários com os equipamentos médicos, essenciais para o bom funcionamento e a segurança do paciente. 

Quer entender um pouco mais sobre a calibração e a importância de fazer esse processo com frequência?Confira aqui porque você estar atento à esse aspecto. 

Bruno Alexandre Godinho de Melo

Bruno Alexandre Godinho de Melo

Bruno Alexandre é engenheiro de produção e formado como técnico de manutenção, possui mais de 5 anos de experiência em processos de manutenção. Atua na Arkmeds como consultor de processos, e é fascinado por análise e otimização de processos. Considera que sempre existe uma melhor forma de obter os melhores resultados através de um fluxo de trabalho automatizado, buscando sempre soluções que tornam a área da saúde mais eficiente e confiável.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Categorias

Mais recentes

0
Would love your thoughts, please comment.x