Você sabe como otimizar o tempo de calibração e reduzir custos deste serviço?

Compartilhe:

É preciso que haja rigor quanto a qualidade do procedimento…

Os equipamentos médicos são essenciais para o diagnóstico, caracterização de riscos, tratamento e acompanhamento da evolução clínica de pacientes. Tendo em vista que a calibração é uma forma de aferir a confiabilidade das medidas que estão sendo lidas por determinado equipamento, deve-se ter certo cuidado em assegurar que este procedimento seja realizado concomitantemente em cumprimento das exigências de qualidade das normas vigentes – neste caso, a ABNT NBR ISO/IEC 17025. Assim, deve-se ter em mente que o fator qualidade está estritamente ligado à calibração. O conforto físico e psicológico de um paciente depende, entre outros parâmetros, do bom funcionamento das instalações e equipamentos que o rodeiam e dos quais, por vezes, está dependente para viver. O funcionamento eficiente destes poderá contribuir para uma mais rápida recuperação do doente, o que também se reflete, em termos finais, numa otimização de recursos. Neste âmbito, a análise metrológica é a combinação de ações técnicas, econômicas e de gestão.

A automatização do processo de calibração

A fim de otimizar o controle dos dados e a gestão das informações que envolvem o processo de calibração, a melhor saída seria informatizar as etapas deste processo, evitando assim que se gaste muito tempo com operações mecânicas e laboriosas que muitas vezes ocasionam erros de inserção de dados, de coleta de informações, falhas de comunicação, dentre outras coisas.
A informatização pode ser feita de duas formas: por planilhas eletrônicas (como do MS Excel) ou por software de automação específicos para este processo (como a plataforma Arkmeds). Aqui trataremos da automatização via software; se quiser saber mais sobre as planilhas leia em nosso blog o artigo Faz calibração? Esqueça as planilhas eletrônicas e saiba como otimizar o seu processo.
A introdução de software de gestão melhora e auxilia os gestores de instalações e equipamentos no cumprimento da maior parte dos aspectos da manutenção, facilitando em muito o rápido processamento e manutenção dos equipamentos. Deste modo, a importância da implementação de software reside no fato dos sistemas de informação serem cruciais para as atividades de gestão e de apoio à decisão, uma vez que estes auxiliam e produzem uma grande quantidade de informações. Com a ajuda dos software o processamento de dados torna-se muito mais rápido e consequentemente o acesso a esses dados torna-se muito mais fácil. Outra vantagem é que alguns destes software oferecem a possibilidade de realizar os cálculos metrológicos e emitir certificados de calibração de forma automática, bastando imputar os dados coletados pelos analisadores. No entanto, existem algumas exigências para que um software seja utilizado para esta finalidade. De acordo com o item 7.11.3 da ISO/IEC 17025:2017, os sistemas de gestão da informação laboratorial devem:

  1. Ser protegidos contra o acesso não autorizado;
  2. Ser protegidos contra adulteração ou perda;
  3. Ser operados em um ambiente que esteja em conformidade com as especificações do fornecedor ou do laboratório ou, no caso de sistemas não informatizados, prover condições que protejam a exatidão dos registros e transcrições manuais;
  4. Ser mantidos de forma que assegurem a integridade dos dados e informações;
  5. Incluir o registro das falhas do sistema e as ações imediatas e corretivas apropriadas.

Como a Arkmeds pode te ajudar?

Existem no mercado algumas opções de software cuja finalidade seja informatizar os processos de calibração para equipamentos da área da saúde (médico-hospitalares, analíticos, laboratoriais, etc.). Dentre as propostas, a que merece destaque é a solução desenvolvida pela Arkmeds, que cumpre todos os requisitos supracitados. Ela permite uma automação completa das etapas, assegurando a qualidade e confiabilidade das informações. O tempo, como importante fator para a produtividade de uma empresa, também é um aspecto alvo da plataforma, visto que a mesma objetiva a redução de retrabalhos e do tempo gasto com tarefas manuais desnecessárias. A plataforma sistematizou os processos com base nas normas NBR-ISO IEC-17025, ISO/GUM e BR-EA-4/02:

  • Cálculo do fator de abrangência (k) e das incertezas feitos de forma automática;
  • Possibilidade de inclusão de critérios de aceitação individuais para aprovação ou reprovação automática das calibrações;
  • Algoritmos para desconstruir as incertezas do certificado de calibração;
  • Auxílio na interpretação dos resultados obtidos.

A emissão de certificado (laudo) digital melhora em muito a logística dos processos: a plataforma possibilita que as assinaturas sejam coletadas virtualmente, eliminando a necessidade de imprimir, manipular e armazenar papéis. Ainda, quando for necessário consultar algum documento, basta acessar a plataforma por um dispositivo mobile ou por um computador. Isto pode ser feito pelo próprio cliente através do login de solicitante a que o mesmo pode ter acesso (limitado) à plataforma e que lhe permite instantaneamente acompanhar o status do serviço, abrir chamados, consultar documentos, avaliar a qualidade do atendimento, etc. Assim, a rastreabilidade oferecida pela Arkmeds assegura maior controle sobre as atividades e permite um melhor planejamento estratégico para mantê-las em constante melhoria.

Para finalizar…

É ululante a importância da calibração em equipamentos da área da saúde. No entanto, ainda mais importante é assegurar que este tipo de procedimento seja executado adequadamente, cumprindo sempre as exigências normativas. Por isso, a plataforma Arkmeds se destaca das demais: todas as funcionalidades citadas resultam em uma rotina de trabalho mais enxuta, em um serviço muito mais eficiente e com menos chances de falhas operacionais; o tempo pode ser otimizado em 60% em relação aos processos convencionais não-automatizados e, como consequência, temos para a empresa uma maior rentabilidade e produtividade.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter da Arkmeds e receba em primeira mão os artigos quentinhos que são lançados toda semana!

 


Marco Túlio Lizandro

Marco Túlio Lizandro

Marco Túlio Ferreira Lizandro é engenheiro civil de formação e atua na Arkmeds como consultor de processos de engenharia clínica. Possui experiência no setor de qualidade e acredita que ela é crucial para para o êxito de qualquer empresa. Vê a Engenharia Clínica como peça fundamental para se alcançar a excelência nos processos hospitalares e entende que a busca pela redução de falhas relacionadas à manutenção da vida humana é uma das mais nobres aspirações e, por isso, busca constantemente contribuir com esta causa.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joana
joana
5 anos atrás

ola,
gostaria de saber se o ARKMEDS faz calibração a um monitor de sinais vitais.
que parâmetros consegue calibrar?
gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, pois gostaria de automatizar a calibração dos monitores de sinais vitais.

atentamente,
Joana Cruz

Categorias

Mais recentes

1
0
Would love your thoughts, please comment.x