5 Dicas de como superar a crise do coronavírus em empresas de refrigeração e climatização

Compartilhe:

Em momentos como esse que estamos vivendo em relação a pandemia do coronavírus, além da preocupação social, temos o cenário econômico apreensivo sobre o que virá pela frente e a questão sobre quais ações os empreendedores devem tomar para garantir que o seu negócio perdure durante a crise.

Nesse artigo, o meu objetivo será dar 5 dicas  para os empreendedores do ramo de Refrigeração e Climatização vencerem essa batalha contra o coronavírus de forma sustentável e contribuindo com o bem estar e segurança das pessoas.

DICA 1: Entenda o problema que o seu cliente está enfrentando

Uma forma simples para entender o problema do seu cliente é relacionar o que o coronavírus está impactando no cenário dele. Vamos pensar juntos?

De acordo com o Ministério da Saúde: “a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.” 

Uma vez que uma das formas de transmissão se deve pelo ar, temos a grande questão de garantir a que o ambiente esteja nas condições devidas, concorda?

E para garantir a Qualidade do Ar a  Resolução do Ministério da Saúde – ANVISA, a RE-09, apresenta os níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil detecção, entre eles, o índice de CO2 e quantidade de fungos (ufc/m3). 

Portanto, questione o seu cliente sobre os problemas que ele está enfrentando  para que você possa entender nos mínimos detalhes a situação que ele está vivendo assim, poder ajudá-lo..

DICA 2: Veja quais as implicações esse problema pode causar no dia-a-dia do cliente

Dentre os problemas que você listou, entenda o que eles podem causar.

Nesse caso, considerando que o ar está contaminado, a principal implicação que temos é de aumentar a taxa de contaminação do coronavírus no ambiente. O que pode dificultar o controle da pandemia. 

Imagine o quanto esse aumento na taxa pode ser prejudicial para as pessoas e  as inúmeras responsabilidades do seu cliente nesse cenário.

DICA 3: Saiba como você pode contribuir para resolver o problema 

Uma das formas de controlar a qualidade do ambiente é a utilização de sistemas de refrigeração, como o ar condicionado. A partir daqui entra a responsabilidade da sua empresa, que presta serviços de manutenção de equipamentos de refrigeração, na regularização desse problema mantendo a qualidade do ar. 

Todas as aplicações da manutenção e substituição dos filtros de ar dos sistemas de climatização devem ser feitas de forma rigorosa e se a sua empresa garante uma padronização desses processos, você está um passo à frente. 

O que seria essa padronização?

O PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização, onde constam as medidas necessárias para garantir a boa qualidade do ar ambiente. Se você quer se aprofundar mais sobre o PMOC, sugiro se atualizar pelo conteúdo PMOC: da teoria à prática.

Entenda que, ao oferecer um serviço padronizado, consequentemente, você garante maior confiabilidade em seus processos de trabalho.

DICA 4: Defina qual a melhor forma de precificar o seu serviço 

No mercado de prestação de serviços, as duas formas mais comuns de precificar são:

  • Manutenções avulsas: Nesse modelo, geralmente incluem as manutenções corretivas em que o valor é fixo para realização do serviço e o retorno é pontual.
  • Manutenções programadas: Em casos de a empresa oferecer o serviço de manutenção programada/preventiva, geralmente, é estabelecido um contrato entre as partes. Em alguns casos, esse contrato também inclui manutenções corretivas.

Ao entender a necessidade do cliente, avalie sobre a melhor forma de pagamento para ambos. Em cenários de crise, acordos comerciais precisam ser flexíveis para que seja benéfico para todos. Saiba que se o seu serviço for bem reconhecido pelo cliente, você o manterá por um período duradouro na sua base.

DICA 5: Saiba como lidar com o momento da crise de forma sustentável

No primeiro momento, pode parecer difícil entender como contornar a crise econômica mas se você parar para perceber a situação como um todo, não restam dúvidas de que vai conseguir superar esse obstáculo. 

De antemão, consigo te ajudar com essa dica valiosa:

  • Em momentos de quarentena, locais de alta circulação de pessoas, por precaução, precisaram ser interditados. São esses os principais locais em que você atua certo?

O que acha de oferecer o seu serviço para garantir a qualidade do ar desde já, para que quando os locais voltem ao funcionamento normal isso não seja um problema para o seu cliente. 

Imagine que, mesmo se você precisar reduzir sua equipe, terá mais agilidade no processo uma vez que poderá trabalhar sem nenhuma circulação de pessoas. Entenda a situação do seu cliente e veja como pode ajudá-lo.

Saber como vender o seu serviço e buscar oportunidades, serão as peças chave para que o seu negócio supere qualquer crise. 

Thais Bento

Thais Bento

Thais Bento é Engenheira Eletricista e atua na área comercial da Arkmeds. Acredita que sempre há formas de utilizar a tecnologia para otimizar os processos de forma sustentável através da melhoria contínua.
0 0 votes
Classificação do conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Michaella
3 anos atrás

Realmente devido ao COVID-19 foi difícil para várias empresas e assim como a minha passamos uma das maiores crises. Em meio a pandemia, minha refrigeração parou do nada e fiquei doida atrás de uma boa assistência técnica, mas sempre era as mesmas soluções ruins que após alguns dias dava problema novamente. Até eu encontrar a Oficina dos Eletros, que resolveu o problema da Refrigeração Comercial e com garantia estendida!

Categorias

Mais recentes

1
0
Would love your thoughts, please comment.x