A importância da Educação Continuada

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é a Educação Continuada? E para que devemos tê-la em nossa equipe?

A Educação Continuada é um conjunto de práticas de desenvolvimento educacional, que é constantemente destinada a preparar um funcionário para ser mais eficaz no local de trabalho, devido à grande rotatividade de funcionários no ambiente hospitalar e à diminuição dos riscos.

Segundo, Silva et al (1989, p. 9 e 10), a educação continuada deve ser entendida como “conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetivamente e de forma eficaz na sua vida institucional. A educação continuada está voltada para melhorar ou atualizar a capacidade do indivíduo, em função das necessidades dele próprio e da instituição em que trabalha.”

Outro conceito discutido na I Conferência Nacional de Recursos Humanos para Saúde (1986). Nela foi discutido que educação continuada “é um processo organizado, permanente, sistemático, direcionado a clientes institucionais, com uma política de saúde definida, tendo em vista a real necessidade dos usuários (p.164).”

Ou seja, para ser mais eficaz no trabalho, algumas empresas sugerem que os funcionários passem por um estudo de cursos programados. Na área da saúde, por exemplo, o ideal seria que cada novo trabalhador fosse treinado sobre os equipamentos que estão a sua disposição.

No ambiente hospitalar, quem são os colaboradores que devem passar pela educação continuada e o que deve ser incluído nesses treinamentos?

Como no ambiente hospitalar as tecnologias evoluem todos os dias, a educação continuada deve ser feita por todas pessoas do local, seja por operadores de equipamentos, profissionais de engenharia ou profissionais de manutenção.

Nos treinamentos, devem estar incluídos temas desde ‘’como fazer a utilização do equipamento’’ até ‘’possíveis falhas dos equipamentos’’. Para os gestores também existem treinamentos específicos de liderança, gestão de pessoas, dentre outros.

A educação continuada ajuda diretamente na diminuição de acidentes dentro do ambiente hospitalar?

Sim. Em caso de acidentes, medidas devem ser tomadas para evitar que aconteçam novamente. Todos os colaboradores passam por processos de constante melhoria, diminuindo, assim, a falta de treinamento e tendo maior conhecimento sobre o uso do equipamento. Com isso, ocorre a diminuição nos acidentes de trabalho por falhas humanas ou imperícias.

Quais são os outros benefícios da educação continuada?

A educação continuada, além de diminuir os casos de acidente, é importante também para evitar falhas nos equipamentos, de modo a prejudicar o lucro da empresa e causar uma perda de credibilidade, devido ao marketing negativo.

Como a Arkmeds ajuda na educação continuada?

Em sua plataforma, a Arkmeds Academy, por meio de conteúdos de qualidade, baseados em experiências práticas e aprendizados em campo, prepara profissionais para a realidade, abordando temas como Engenharia Clínica, Tecnologias Médicas, Gestão da Manutenção, Metrologia, Serviços de Saúde e Gestão profissional.

Esses cursos possibilitam que, de qualquer lugar, a qualquer momento, você e sua equipe sejam capazes de se aprimorarem com o que há de melhor e mais atual no mercado. Isso é feito com uma metodologia que engloba formato e linguagem simples, vídeos curtos, exercícios de fixação e materiais complementares, tudo para facilitar e maximizar o aprendizado de Engenharia Clínica e serviços de saúde.

Esses cursos podem ser adquiridos por pessoas físicas ou in company. Para ambiente corporativo, são propostos ‘workshops’ únicos de desenvolvimento, que são referentes aos temas estudados nos últimos meses por toda a equipe e a disponibilidade de um acompanhamento mensal, através de relatórios de cada colaborador.

Ficou alguma dúvida?

Deixe nos comentários 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *