6 dicas de leitura para um Engenheiro Clínico

Tempo de leitura: 3 minutos

Está encantado pelo mundo da Engenharia Clínica? Que tal se encantar mais?

 

Uma boa leitura é um ótimo jeito de conhecer ainda mais sobre a área e ficar expert em vários assuntos que são tratados durante o curso.

 

Por serem complexos e muito bem elaborados, a leitura dos livros de engenharia no geral exige muita disposição e foco por parte dos estudantes. Afinal, são livros que precisam de máxima atenção e dedicação para serem interpretados.

E sabemos o quão difícil é encontrar algo que seja totalmente específico para a área da engenharia clínica. Seja de forma mais técnica, ou de forma mais literária.

Para facilitar a sua procura, listamos cinco livros que vão colocar você dentro do universo da Engenharia Clínica.

  1. Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares

 A proposta desta obra é discutir a gestão de materiais e de equipamentos hospitalares colocando esses temas em um contexto gerencial sistêmico, coerente e integrado dentro de um modelo que contempla a gestão por processos como um de seus elementos. Compondo a Série Gestão Estratégica de Saúde, este primeiro volume aborda a gestão estratégica de suprimentos e a gestão de equipamentos no contexto hospitalar, discutindo de maneira sistêmica o planejamento, a aquisição, o recebimento, o armazenamento, as políticas de descarte, etc, sempre com a finalidade de tornar mais eficientes os processos.

  1. Gestão de Manutenção e Serviços de Saúde

 

Tratando em um único volume da gestão de tecnologia das diferentes especificidades da manutenção nos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS). A obra mostra o porquê da necessidade de uma política de manutenção na visão estratégica do EAS. 

  1. Principles of Applied Biomedical Instrumentation

 Esta enciclopédia abrange o trabalho de mais de 400 colaboradores, inclui 266 artigos sobre dispositivos e instrumentação que são atualmente úteis em medicina e engenharia biomédica.

 

  1. Transducers for Biomedical Measurements

 

Tem os aspectos gerais da transdução de grandezas biomédicas. Fala dos transdutores de temperatura, de deslocamento, movimento, força, transdutor de pressão, fluxo e muito mais. 

     5. Proceedings of the first internation Conference of Medical Device Regulatory Authorities

 

Ele coloca toda a problemática da questão regulatória que envolve os dispositivos médicos. Apesar de ser um livro de 1986, quando vocês lerem o livro e verem os problemas das diversas regiões do mundo, verão que os problemas ainda continuam e são bem atuais. Apesar do crescimento de profissionais na área, a disseminação das tecnologias aumentou muito mais. A impressão que temos é que estamos no mesmo lugar.

   6. Medical instrumentation for nurses and Allied health-care Professional

Foi feito para profissionais de enfermagem. Tem ao todo 10 capítulos, e passa pelos assuntos de ventilação pulmonar, bomba de infusão e catéter intravenoso, marcapasso desfibrilador. Bem completo para os profissionais da área da saúde que gostam de tecnologia em saúde no geral, e dos equipamentos médicos de maneira particular. 

Pronto! Esses são alguns dos principais livros de Engenharia Clínica que são essenciais para qualquer pessoa da área! Eles dão uma visão geral de tudo que um bom engenheiro clínico precisa ter.

E aí, gostou da lista? Se sim, colabore contando alguns outros livros interessantes nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *