Qual o impacto do retorno presencial na saúde dos colaboradores?

Tempo de leitura: 4 minutos

A pandemia mudou muitas rotinas. Uma das mais impactantes foi a forma de trabalhar. Antes, os colaboradores não tinham muito tempo para fazer atividades de lazer, e de ficar mais tempo com a família, e o isolamento permitiu que isso acontecesse por conta do Home Office.

Ao contrário disso tudo, a saúde mental acabou sendo bastante impactada. Os problemas aumentaram e se intensificaram. Sair de casa era uma distração e uma forma de se distanciar dos pensamentos recorrentes do dia a dia, e a pandemia impossibilitou que isso acontecesse. Os nossos pensamentos viraram nossos maiores vilões. 

De acordo com uma pesquisa divulgada na última sexta (8 de out) pela revista The Lancet, mostra que a pandemia de covid-19 causou um aumento de mais de 25% nos casos de depressão e ansiedade e ansiedade no mundo: https://static.poder360.com.br/2021/10/PIIS0140673621021437.pdf

Com a vacina tendo cada vez mais avanços entre a população mundial, o presencial está voltando de forma híbrida ou 100%. As pessoas que acostumaram a acordar meia hora antes do expediente, a ficarem perto de seus filhos, e a resolverem algum problema de casa quando estão no trabalho, ficarão mais distantes dessa realidade nos dias de hoje.

Segundo o IBGE, estima-se que quase 13 milhões de brasileiros afastados do trabalho por conta da pandemia em maio de 2020, voltaram a trabalhar de forma presencial em setembro do mesmo ano. Em maio, o número de pessoas ocupadas, mas afastadas do trabalho era de 20% da força de trabalho. Atualmente, o número de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho é de 3,4 milhões – o equivalente a 4,2%.

E agora vem a pergunta…Qual será esse impacto? 

Os  impactos têm lados negativos e positivos. 

Negativos:

  • Aumento das despesas: Para o lado dos donos das empresas, as despesas voltam a ter os gastos como antes. A conta de luz, de água, internet, refeições e outros gastos são aumentados por essa volta do presencial

  • Privacidade afetada: A privacidade que você tinha em sua casa não será mais a mesma em um ambiente de trabalho. Se você acordava poucos minutos antes da reunião e não se arrumava, você tinha a opção de fazer as reuniões com a câmera desligada ou se quisesse ligar a câmera apenas colocava uma blusa diferente.

  • Distância da família: Se você estava se acostumando a ficar perto da sua família no período de home office, será a hora de falar adeus e dar um abraço somente no final do expediente.

  • Alimentação mais saudável: Isso depende muito da empresa! Mas sabemos que com aquelas que não possuem refeição no local, gastamos mais com delivery e quando vamos ao restaurante comemos mal por conta do preço que cresce cada vez mais.

Positivos: 

  • Maior socialização: O trabalho presencial permite o conhecimento de novas pessoas e lugares de uma forma mais profunda. Isso garante uma maior distração de pensamentos agravam no home office em nossa cabeça por exemplo

  • Agilidade na comunicação: Por estarmos por perto de todas aquelas pessoas que necessitamos de ajuda no trabalho, a agilidade na troca de informações fica mais fácil e rápida. A dependência da resposta de uma simples mensagem não é mais necessária para darmos andamento nas nossas tarefas

  • Ambiente próprio para o seu trabalho: Quando você está em um ambiente próprio para o seu trabalho e com tudo o que precisa por perto, com toda a certeza você fica mais ágil e prático em suas ações do dia

  • Distração: Trabalhar de forma presencial nos ajuda nas distrações de pensamentos que surgem em nosso dia a dia, estar em um ambiente diferente do que aquele da nossa casa é algo que muda os nossos pensamentos

Conclusão:

A conclusão é que qualquer mudança na nossa rotina afeta drasticamente nossos comportamentos e pensamentos. O Home Office pode aumentar a nossa falta de concentração e de motivação, além do sentimento de angústia. Mas, pode trazer muitos benefícios como uma economia de dinheiro e de tempo com o nosso dia e com a família.

O que o momento nos exige nos tempos de hoje é ser adaptável. Estar sempre preparado para o que possa acontecer no futuro. Para que isso aconteça, é importante que o indivíduo passe a interpretar determinadas situações ou informações a partir de vários pontos de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *