O que é um ventilador pulmonar e a importância de um analisador

Tempo de leitura: 2 minutos

Ventilador Pulmonar

O que é?

 
O ventilador pulmonar é um equipamento de extrema importância para os pacientes com insuficiência respiratória, e está com grande destaque pelo uso em pacientes com COVID-19, por conta de um dos sintomas principais, como a falta de ar e o grande impacto ao pulmão do paciente.

Como ele funciona?

O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controlando a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio. 

Quando um paciente está desacordado ele perde a capacidade de respirar por si só. Com alguns dados do paciente como a altura, peso, pressão de oxigênio e volume adequados, o ventilador consegue simular uma respiração como a do organismo original.

O aparelho mistura o oxigênio e ar na concentração desejada e envia uma parcela já planejada dessa mistura para os pulmões que irão se expandir e receber o oxigênio que entrará na corrente sanguínea. O gás carbônico posteriormente é expulso dos pulmões que se esvaziam através da expiração.

Qual o risco e como evitá-lo?

Dentre todos os benefícios que o ventilador mecânico tem, existem também os pontos de risco. Ele pode aumentar a lesão pulmonar do paciente. Portanto é de grande valia um analisador que possa verificar constantemente o equipamento ou uma equipe bem treinada para manuseá-lo.

Quanto mais tempo o paciente fica submetido a ventilação mecânica, menos ele utiliza os movimentos do corpo, principalmente a musculatura respiratória, o que acaba dificultando o processo da retirada do tubo, sendo necessário, em muitos dos casos, passar por procedimentos como a fisioterapia, para a recuperação da musculatura. 

Por que é importante o auxílio de um analisador de ventilação mecânica?

Suponha que você esteja analisando um ventilador pulmonar em que podemos ajustar o fluxo, volume, e pressão. Quando o médico faz a prescrição, ele almeja obter resultados precisos para o diagnóstico, certo?

No entanto, se o ventilador pulmonar for analisado incorretamente, ele não terá o resultado esperado e a terapia será ineficaz. Então, o médico ainda pode tomar decisões equivocadas e causar danos ao paciente. Por isso, o uso de analisadores e simuladores é tão importante. Eles irão realizar um processo de análise e comparação a fim de certificar que o equipamento está entregando para o paciente exatamente aquilo que está sendo setado. 

O maior objetivo dos analisadores é que eles sejam confiáveis, e para isso é necessária a precisão dos analisadores mais do que a dos equipamentos médico-hospitalares, pois não faria sentido realizar um processo de calibração com o contrário. Por isso, a qualidade das ferramentas é algo tão importante.

É essencial que os profissionais que cuidam da Engenharia Clínica dos Hospitais dos hospitais, sempre busquem se capacitar e se atualizar com as novidades recorrentes no mercado, como eventos e congressos, para que sempre estejam utilizando o equipamento e obedecendo as normas de forma adequada.

Ficou alguma dúvida?

Deixe nos comentários

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *