Como vender contratos recorrentes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Trabalhar com vendas é um grande desafio. O processo de compra envolve uma série de etapas complexas, e muitas vezes compreender esses passos é uma tarefa árdua. Para conseguir fidelizar os seus clientes e vender contratos recorrentes, é crucial entender cada um desses passos.

Uma etapa muito importante é identificar as dores da persona e entender os problemas que as empresas enfrentam. É compreendendo essas questões que podemos oferecer soluções assertivas e garantir o fechamento.

Mas, para isso, é preciso ter uma equipe de vendas qualificada e preparada para ser capaz de entender os problemas da persona e apresentar soluções tangíveis. Saber como estruturar o seu time comercial, entendendo desde a formação do seu time até os requisitos para contratar um bom vendedor, é crucial para o sucesso do seu negócio. 

Além disso, você ainda precisa investir em um fator que vai mudar o jogo: o marketing! Hoje, ele é essencial em qualquer empresa.  Entender e aplicar a automação de vendas, automação de marketing, e toda a estruturação vendas/marketing, não só facilita o seu processo de vendas, como o deixa mais intuitivo.

Sua cabeça deu um nó? Muita calma, porque nós explicamos nesse post como vender contratos recorrentes usando cada uma dessas etapas!

Compreendendo sua persona

O primeiro passo para impulsionar suas vendas e garantir contratos recorrentes é saber para quem você está vendendo. Mais especificamente, quais são as dores e problemas que o seu cliente enfrenta. Entendendo o que incomoda um potencial cliente, você consegue destacar o que há de melhor na sua empresa que pode ajudá-lo a superar esses desafios. 

Esse passo é crucial para que a o time de vendas faça uma boa abordagem. Por isso, é interessante estudar à fundo o cliente. Pesquise sobre o negócio, sua história, fundadores, funcionários, o que fazem. Dessa forma, a sua equipe comercial está preparada para abordá-lo com as cartas na manga!

 Estruturando o time comercial

A estruturação do seu time comercial começa desde a contratação do primeiro integrante. É preciso estar atento os requisitos necessários para contratar um vendedor.  Quais habilidades ele deve ter? Quais habilidades priorizar? Como escolher o vendedor certo? Essas dúvidas são muito comuns, e devem estar claras para que sua empresa consiga fidelizar os clientes e garantir a venda de contratos recorrentes.

Primeiro, é muito importante lembrar de verificar as soft e hard skills de cada candidato. Entenda como eles trabalham e como isso pode mudar a sua empresa. Isso é crucial para entender se as habilidades e valores do candidato se encaixam com o que o seu negócio espera dele. 

Além disso, o processo de escolha se torna muito mais fácil quando você considera a cultura da empresa. Entendendo o perfil do seu negócio, é muito mais simples escolher um vendedor que tenha esses valores em comum. 

Uma vez que seu time está montado e em crescimento, é importante sempre mantê-lo atualizado. Para isso, treinamentos com os métodos de vendas utilizados são essenciais para desenvolver e fortalecer as habilidades esperadas. Além disso, a comunicação é um elemento que deve ser constantemente trabalhado, principalmente no que tange a abordagem ao cliente. 

Entendendo e aplicando o marketing

Hoje em dia, não investir em marketing é como dar um tiro no pé. Toda empresa precisa ter uma boa divulgação de seus produtos e serviços, que serve como uma aliada do time de vendas e pode impulsionar consideravelmente o seu negócio. Por isso, implementar um setor de marketing já é um requisito para muitos segmentos. 

É possível se comunicar com o público através de vários canais de entrada. No inbound, você atrai seus clientes com conteúdos e materiais interessantes, que toquem em dores e problemas que a sua persona enfrenta. Oferecendo esses conteúdos, os potenciais clientes começarão a enxergar o seu negócio como uma solução, e sua empresa como uma autoridade. Já no outbound, a sua empresa vai até o público! Seja com anúncios, outdoors, panfletos…

Já deu para entender que investindo em marketing, você consegue mais leads, e fecha mais vendas! 

Um elemento chave no marketing, essencial para a integração desse setor com o time de vendas, é a automação. Com uma ferramenta de automação, é possível ver onde estão todos os leads, de onde vieram, e ainda informações que vão te ajudar a entender melhor quem é sua persona, como idade, empresa, segmento, etc. 

Evangelize seus clientes!

Eu já aprendi a vender! Como vou manter meu cliente? Muitas vezes, você receberá o temido telefonema de clientes já conquistados, que desejam fazer uma redução no valor da recorrência ou parar de adquirir determinados serviços e produtos. Para evitar isso, é preciso apostar na evangelização.

Para fazer isso, é preciso manter uma comunicação clara e frequente com o cliente, estando ciente de como está sendo sua experiência com a sua empresa. É bom investir em um pós venda caprichado, para reforçar que o cliente fez a escolha certa ao fechar com você. 

É seguindo por esse caminho que o seu time comercial ficará expert em vender contratos recorrentes!

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e as redes sociais para mais informações sobre vendas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *