A função do software de manutenção no combate ao coronavírus

Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos passando por uma fase complexa com o novo coronavírus.

Já são milhares de pessoas afetadas e  essa não é a primeira crise que o mundo enfrenta e infelizmente não podemos dizer que será a última. 

Em tempos de crises não há dúvidas que surgem riscos, mas não podemos fechar os olhos para as oportunidades.

O aprendizado é um benefício que podemos extrair desta situação. 

E direcionando esse pensamento de aprendizado para quem está na linha de frente junto a equipe médica, no caso, os prestadores de serviço que mantém os equipamentos de diagnóstico e suporte a vida em pleno funcionamento se torna muito relevante.

Então, te convido a refletir sobre o atual cenário e como pode ser fortalecida sua prestação de serviço.

O quão organizada sua assistência técnica estava quando surgiu esse desafio mundial?

Converso com com muitos responsáveis por assistências técnicas e engenharia clínicas espalhadas por todo Brasil.

Nessas conversas tenho percebido que o controle das atividades, cronogramas, calibrações muitas vezes acontecem, mas de uma maneira imprecisa e árdua o que impede explorar a capacidade máxima de produtividade das suas equipes.

Em contrapartida, hoje mesmo dia 20/03/2020 ouvi de engenheiros parceiros que estão aliviados por todas as preventivas programadas estarem em dia, com as devidas evidências, de que os equipamentos estão aptos a trabalhar em sua ferramenta de gestão, e que seus técnicos estão permanecendo o menor tempo possível em ações corretivas.

Neste período de caos, a resposta dos prestadores de serviço tem a necessidade de ser  rápida, com um atendimento eficiente e respaldado pelos devidos registros nos laudos.

Perceba que seu cliente precisa de você para enfrentar essa adversidade, ele requer uma alta  taxa de disponibilidade dos equipamentos e um conforto que será muito bem aparado pelo seu apoio. 

Agora entenda como sua empresa pode estar preparada para este momento ao utilizar uma ferramenta de gestão e execução da manutenção…

Use o software ao seu favor e do seu cliente

O alívio do engenheiro ao ver o técnico em um prazo curto de atendimento corretivo na menção acima, se dá pela conclusão total do serviço, desde a abertura do chamado até o laudo assinado pelo solicitante. 

Tenha um aplicativo ao seu serviço

seu colaborador terá a possibilidade de ser norteado por procedimentos, o que diminui a possibilidade de retrabalho e o registro da manutenção acontece em apenas uma etapa, o que disponibiliza mão de obra para outro atendimento. 

Comunicação é tudo

Em momentos emergenciais, a comunicação não pode falhar. As solicitações que chegam a você é imprescindível que esteja devidamente registrada pois não é momento de “disse e não disse”.

Então, ofereça o portal do cliente para ele informar qual equipamento que precisa de reparo, e com essa informação chegando até você com localização, horário, grau de criticidade do equipamento e responsável pela convocação do serviço, sem muito esforço da parte dele, te dará clareza da situação. 

Acompanhe suas atividades o tempo todo

Se permita acompanhar as atividades acontecendo em tempo real através de um quadro de atividades (Kanban), priorize suas atividades, delegue tarefas e estipule metas de atendimento por lá, assim terá referências de como está correndo seu processo de uma maneira geral. Não corra o risco de deixar atividade para trás.

Ressaltamos muito até aqui a agilidade, mas lembre-se, ao utilizar o software, a rapidez está de mãos dadas com a qualidade.

A ideia que você apresente laudos bem formatados, com dados do seu cliente, equipamento, serviço e demais informações pertinentes àquela OS. Gaste energia com situações estratégicas e não operacionais, a ferramenta irá te proporcionar isso. 

Planilhas? Não, obrigado!

Surgiu calibração daquele ventilador pulmonar ou teste de segurança elétrica de uma maca? Planilha não! Vamos liberar o equipamento no ato da validação. Deixe que o sistema faça o cálculo por você e formate seu laudo, destine seu esforço para analisá-lo.

E quando essa crise acabar, estarão todas as ocorrências na ficha vida do equipamento. Com essas ações você irá não só atender as expectativas do cliente mas também garantirá mais trabalho para este ano pelo bom serviço prestado. 

Percebeu que a oportunidade está em suas mãos?

Nós aqui da Arkmeds estamos prontos pare te ajudar com nossas soluções e expertise nesse momento de desafio a enfrentá-lo da melhor maneira.

Com mais de 300 clientes atuando nesse momento, temos certeza que podemos te apoiar nesse cenário que estamos passando.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *