Como a engenharia clínica influencia na segurança do paciente?

Reading time: 3 minutes

Avaliação
[Total: 2 Média: 4.5]

A segurança do paciente é um objetivo a ser sempre melhorado nos ambientes hospitalares. Ela se relaciona ao controle dos fatores que possam causar danos ao paciente durante a internação ou refletir após a alta.

A avaliação das condições ambientais, o uso racional dos medicamentos, a utilização correta das tecnologias em saúde e os procedimentos clínicos e cirúrgicos adequados são propósitos que necessitam de grande atenção.

Nesse contexto, se insere todas as atividades da engenharia clínica que ajudam na minimização dos riscos clínicos ao paciente. Quer saber como essa prática auxilia na segurança do paciente? Então, confira nosso post de hoje e descubra!

Aquisição das tecnologias em saúde

Os engenheiros clínicos são responsáveis pela aquisição e avaliação dos equipamentos tecnológicos dentro de uma instituição de saúde. Dessa maneira eles conseguem fazer um diagnóstico do melhor equipamento disponível.

Em relação à aquisição, esses profissionais avaliam as tecnologias com o melhor custo x benefício para o paciente, ou seja, eles fazem pesquisas de mercado e investigam qual equipamento atenderá as demandas do hospital e será mais vantajoso financeiramente.

Implantação da tecnovigilância

tecnovigilância é uma prática que visa a identificação, avaliação e resolução de problemas decorrentes da utilização dos equipamentos. Sendo assim, os engenheiros são responsáveis em classificar a tecnologia quanto ao possível dano causado no paciente.

Eles avaliam, por exemplo, quais danos um tomógrafo ou uma bomba de infusão podem causar no paciente e quais procedimentos precisam ser tomados para evitar complicações maiores.

Calibração dos equipamentos

A engenharia clínica é uma atividade que preza pela correta calibração dos equipamentos utilizados no hospital. Isso significa que os engenheiros clínicos deixam esses produtos tecnológicos prontos para uso.

A calibração é fundamental, pois por meio dela é possível concluir que as alterações dos exames se devem às características clínicas dos pacientes e não da sensibilidade ou especificidade alterada das máquinas.

Manutenção das máquinas

A manutenção preventiva dos equipamentos é outra atribuição importante dos engenheiros clínicos. Por meio dessa prática, eles fazem o levantamento da vida útil das peças das máquinas para identificar o nível de desgaste.

Dessa maneira, evita uma paralisação repentina das máquinas, o que atrapalha o andamento das atividades ou causa danos diretos ao paciente durante o procedimento. Em casos esporádicos, também é feita a manutenção corretiva no sentido de reparar problemas imediatos.

Readequação da área física

A engenharia clínica é um serviço responsável por elaborar a planta física do hospital conforme as exigências sanitárias e adequado à rotina da instituição. Caso haja necessidade de mudanças estruturais, é fundamental a assessoria do engenheiro clínico nessa empreitada.

Esses profissionais também fazem o acompanhamento das instalações hidráulicas, elétricas, instalação de equipamentos para monitorização e suporte à vida dentre outras funções. Em todas elas, seu principal foco é garantir segurança e conforto tanto para os pacientes quanto para os que trabalham no estabelecimento.

A segurança do paciente é algo a ser avaliado constantemente pela equipe gestora do hospital. A engenharia clínica é um serviço que engloba atividades de instalação de equipamentos, manutenção dessas tecnologias e oferecimento de condições viáveis de funcionamento de todas as máquinas. Sua importância no hospital vai além do cumprimento das exigências sanitárias, pois todas as atividades direcionam para o ótimo funcionamento do estabelecimento em saúde.

Agora que já sabe o papel da engenharia clínica nos estabelecimentos hospitalares, que tal ler sobre Gestão de projetos e engenharia clínica: como funciona na prática?

Não deixe de assinar a Newsletter da Arkmeds e ficar por dentro dos novos artigos que são lançados. 

Tem alguma dúvida sobre meu artigo? Deixe um comentário e iremos te ajudar!

1 Comment


  1. Estou apaixonada pelo Blog! Fico muito feliz de ver textos com este tema, com qualidade impecável e ainda mais, sabendo que esta empresa é de Belo Horizonte.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *