Engenheiro clínico: veja 5 dicas essenciais para a sua gestão

Reading time: 3 minutes

Avaliação
[Total: 0 Média: 0]

Com um papel essencial na gestão hospitalar, o engenheiro clínico precisa estar constantemente atento às tendências de mercado, tanto no campo da tecnologia quanto da administração, de modo a garantir os melhores resultados para o planejamento e execução das políticas na sua instituição.

Assim, é importante compreender todos os aspectos envolvidos no processo, bem como antecipar ações que permitam sair à frente e manter a excelência na administração hospitalar. Neste post, vamos destacar alguns itens de gestão que não podem ser esquecidos para o próximo ano:

1. Planejamento estratégico

Trata-se de uma exigência que não é propriamente nova, mas que necessitará de atenção especial em 2017. Por exigência de um mercado cada vez mais competitivo, o planejamento estratégico assume papel essencial para o sucesso do negócio. E se isso é verdade para empresas em geral, no ramo hospitalar sua importância cresce exponencialmente.

Tratando de processos complexos e características singulares, o gestor na área da saúde precisa ter uma visão clara dos cenários que se apresentam, assim como dos objetivos da organização e do melhor caminho para atingi-los. O planejamento estratégico é a ferramenta que dará suporte a essa necessidade.

2. Novas formas de treinamento

Proporcionar condições para que os profissionais se mantenham atualizados é um desafio também para o engenheiro clínico. A evolução dos dispositivos e aplicações de realidade virtual pode ser uma grande aliada, no sentido de ampliar a oferta de recursos e manter sua instituição na vanguarda tecnológica.

Uma das principais ações no âmbito dessa tecnologia diz respeito ao treinamento do corpo clínico. Com a vantagem de propiciar um ambiente seguro para o estudo e prática de procedimentos médicos, suas aplicações são indicadas tanto na formação quanto no aperfeiçoamentos dos profissionais de saúde.

3. Adoção de mobile para a gestão interna

Mobilidade é a palavra de ordem quando se fala em tecnologia. Na saúde, embora o uso mais comum e evidente seja no monitoramento de condições de pacientes por meio de dispositivos wearable, a dica é aplicar o conceito também na gestão interna em busca de agilidade.

Especialmente no que diz respeito à comunicação, o uso de ferramentas móveis pode acelerar a solução de problemas e facilitar o andamento dos procedimentos técnicos e administrativos. Sob essa ótica, o gestor que investir em equipamentos e aplicações mobile na administração estará angariando uma vantagem competitiva que não pode ser desprezada.

4. Manutenção preventiva de equipamentos

Mais do que em qualquer área de atuação humana, os equipamentos utilizados em medicina exigem atenção especial no que diz respeito a seu funcionamento. Ferramentas essenciais para profissionais da saúde e pacientes, é importante que estejam atuando sempre em sua capacidade plena.

Para garantir esse objetivo, cabe ao engenheiro clínico atuar de forma preventiva. A criação de uma rotina de inspeção e manutenção ajuda e evitar possíveis danos e identificar com antecedência sinais de desgaste ou falhas do equipamento. Isso se traduz em segurança e confiabilidade no trato com a saúde.

5. Redução no tempo das auditorias

É desnecessário falar sobre a importância da auditoria para garantir a excelência dos serviços ofertados. No entanto, trata-se de um processo que, quando não é bem planejado, pode representar custos e redução na capacidade de atendimento.

Para o ano, a dica é dar especial atenção a esse procedimento, avaliando as formas de reduzir seu tempo e por consequência os custos e tempo envolvidos.

Gostou do post? Aproveite para conhecer também os benefícios que a automatização pode trazer para a gestão hospitalar!

Não deixe de assinar a Newsletter da Arkmeds e ficar por dentro dos novos artigos que são lançados. 

Tem alguma dúvida sobre meu artigo? Deixe um comentário e iremos te ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *