Como funcionam os melhores hospitais do mundo?

Reading time: 3 minutes

Avaliação
[Total: 1 Média: 1]

A segurança e o cuidado excepcional com os pacientes, a oferta dos tratamentos de saúde mais modernos e os bons resultados obtidos, as baixas taxas de mortalidade e a excelente reputação dos profissionais e procedimentos realizados são alguns dos fatores que levam determinados hospitais a serem reconhecidos como os melhores do mundo.

Independentemente de onde estejam situados e da especialidade que faz com que se destaquem, aqueles que ocupam o topo do ranking costumam dividir alguns pontos em comum: aposta em pesquisa, altos investimentos em máquinas e equipamentos e atendimento humanizado.

A empresa norte-americana U.S. News & World Report, especializada em pesquisas, opinião e estatística, realiza periodicamente um estudo que tem como resultado um ranking com os melhores hospitais dos Estados Unidos. Para o ranking referente ao biênio 2016-2017, foram analisados cerca de cinco mil instituições por meio da coleta de dados e entrevistas com mais de 30 mil médicos.

Apresentamos abaixo a relação de cinco dos melhores hospitais do mundo e o que os tornou assim. Confira:

1. Hospital Johns Hopkins (Baltimore, Maryland)

Especialidade: Reumatologia

Por que está entre os melhores: aposta pesado em tecnologia médica e em profissionais gabaritados para atender e pesquisar no local. É conhecido pelo fato de cerca de 40 ganhadores do prêmio Nobel no mundo terem atuado e feito a carreira lá.

A instituição também se destaca por ser o berço da engenharia genética e ser a primeira a realizar uma infinidade de procedimentos cirúrgicos que são novidades mundialmente: promoveu a pesquisa vencedora do prêmio Nobel que descobriu restrições de enzima, realizou a primeira cirurgia de mudança de sexo e identificou três tipos de vírus da poliomielite.

Também possui um setor voltado especificamente para trabalhar o Alzheimer, promovendo avaliações diagnósticas, análise das imagens do cérebro e acompanhamento continuado feito por equipes interdisciplinares que envolvem profissionais de psiquiatria, neurologia, geriatria e terapeutas ocupacionais.

2. Centro de Câncer MD Anderson (Houston, Texas)

Especialidade: Oncologia

Por que está entre os melhores: a instituição se diferencia no tratamento do câncer de forma multidisciplinar, integrando de perto o trabalho de oncologistas, radioterapeutas e cirurgiões. Os profissionais se voltam aos avanços científicos mais relevantes que vêm sendo discutidos de forma teórica no mundo e se dedicam a colocá-los em prática, por meio do atendimento clínico-laboratorial.

3. Clínica Cleveland (Cleveland, Ohio)

Especialidade: Cardiologia

Por que está entre os melhores: combina pesquisa, ensino e prática clínica para prestar tratamentos inovadores e de base científica e oferece acompanhamento completo ao paciente, desde o tratamento médico até cuidados com conforto físico e necessidades educacionais, emocionais e espirituais.

4. Clínica Mayo (Rochester, Minnesota)

Especialidade: Tratamento da obesidade

Por que está entre os melhores: promove um atendimento completo e multidisciplinar desde a primeira consulta. Já na chegada ao Centro Bariátrico, o paciente é recebido pela equipe completa, que trabalha para realizar tratamentos personalizados com metas realistas a cada caso, permitindo que eles acompanhem todo o desenvolvimento e comportamento da doença.

5. Centro Médico da UCLA (Los Angeles, Califórnia)

Especialidade: tratamento de trauma

Por que está entre os melhores: o Centro de Trauma e Cirurgia de Emergência funciona ininterruptamente para atender aos pacientes conforme suas necessidades, sejam elas emergenciais e cirúrgicas e até de cuidados intensivos para os sofrimentos físicos, emocionais e psicológicos.

Além desses, existem dezenas de outros hospitais pelo mundo que também já se tornaram reconhecidos pela altíssima reputação que conquistaram. Os bons resultados obtidos em procedimentos e as descobertas inovadoras feitas por meio de pesquisas e estudos vêm ajudando a elevar a qualidade do ranking dos melhores hospitais do mundo e garantindo os diagnósticos necessários para as doenças que assolam o mundo.

Você conhece ou já esteve em algum desses hospitais para ver de perto seu funcionamento? Comente no post sobre a sua experiência e o que encontrou lá!

Não deixe de assinar a Newsletter da Arkmeds e ficar por dentro dos novos artigos que são lançados. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *